XXVIII ENCONTRO LEA

Abril 1, 2013

XXVIII ENCONTRO LEA
ACTA DE 16-07-11

Presenças: Tó, Xana, Amélia, Fernando, I. Deolinda, Noémia, Guillermo, Sr. Zé, I. Adelaide, Daniela, Fátima, Ana Miranda, Teresa Velosa e Teresa Oliveira.

Deu-se início ao encontro com a apresentação mútua dado que estava presente um novo elemento a convite da Teresa Velosa.

A Amélia e o Fernando tiveram de ausentar-se devido a compromissos familiares, tendo o Fernando, uma vez mais, lançado o repto ao grupo sobre o que sente ser fundamental, ou seja, o grupo deve ir mais além ao nível da sua acção concreta, tema que o grupo pretende retomar nos próximos encontros.
De seguida os membros do grupo deram conta das novidades: a Daniela iniciou voluntariado na ACREDITAR. A I. Adelaide informou da realização da festa de S. Domingos a 3 de Julho, no Bairro 6 de Maio. A I. Deolinda falou da sua recente visita aos EUA mais precisamente à província de Providence. Esta diocese costuma organizar com as Paróquias portuguesas (7 no total), na sua maioria de origem açoreana, a iniciativa “Apelo à Cooperação Missionária”. Acrescentou que a realidade desta zona não tem nada a ver com a imagem que normalmente existe na Europa em relação aos EUA. Aqui as pessoas convivem muito, fazem celebrações tradicionais e encontram-se muitas pessoas comprometidas com a igreja, com o bem comum, há uma maior participação dos homens na igreja e um espírito muito aberto.

Como havia ficado decidido no encontro anterior, o Guillermo orientou os trabalhos e começamos então com a leitura do êxodo 3, 13-15. Seguiu-se uma reflexão e dinâmica sobre a “esperança” através dos contributos dos elementos que participaram na caminhada no Porto.

Após uma breve oração de acção de graças em grupo e de um Pai-nosso, foi tempo de reflectir sobre o tema escolhido para este encontro: “Um pouco mais perto das Missionárias Dominicanas”. O Guillermo surpreendeu o grupo e preparou uns slides com fotos ilustrativas sobre a história, origem e acção missionária das Irmãs. Dois aspectos fundamentais foram focados: o início da congregação e o carisma.

Muito resumidamente e sobretudo para quem não esteve no encontro poder acompanhar: a congregação surgiu primeiro no Peru (Porto Maldonado), em 1918, através de Monsenhor Zubieta, com a cooperação de Ascensão Nicol e outras Irmãs, como resposta a uma necessidade premente de instaurar a igreja entre os nativos da selva peruana. A promoção da mulher foi um dos aspectos mais relevantes da acção da congregação. O seu carisma consiste em “envangelizar os pobres nas situações missionárias onde a igreja mais necessita”. Este carisma é vivido através da missão e é alimentado pela fé, oração, comunidade, escuta e estudo.

Terminada a manhã foi altura de petiscar um delicioso arroz de pato preparado pelas irmãs da casa provincial J e dar um passeio à volta da casa para ver as flores, hortaliças e legumes.

De volta à sala do encontro vimos umas fotos do último capítulo geral que costuma realizar-se de 5 em 5 anos. Consiste em reunir uma assembleia representativa de todas as irmãs da Congregação com o objectivo de fazer uma revisão de vida e de missão e simultaneamente uma projecção do futuro. Desta feita houve lugar a uma reflexão sobre como viver a partir de uma escuta ao que o Espírito pede num mundo em mudança. Os temas principais abordados foram: centrar a vida em Deus, formação, presenças pioritárias e significativas nos locais, papel dos leigos, voluntariado e investimento nos novos meios de comunicação.

O grupo fez também a avaliação do ano 2010/2011 nomeadamente: os 4 Encontros, a caminhada, o intercâmbio entre o Flori e o Bº 6 Maio e a visita do Jorge ao Colégio, através de uma dinâmica em que cada elemento escolhia uma côr para pintar parte de uma flor.

O grupo foi unânime em considerar que a metodologia dos Encontros deveria pautar-se por dois vectores igualmente importantes: a reflexão e acção.
Terminados os trabalhos marcou-se o próximo encontro para dia 15 de Outubro, em Fátima, ficando em aberto o grupo propôr temas de reflexão e eventuais convidados.

Lisboa, 16 de Julho de 2011.
A LEA – Teresa Velosa