IRMÃS

A vida em comunidade é um dos elementos que constitui a vida das Irmãs . Unidas pela mesma fé e pelo mesmo ideal, como Missionárias Dominicanas do Rosário, sentimo-nos convocadas por Deus, para viver em fraternidade, com um só coração e com total partilha de vida e de bens, no compromisso de criar laços fraternos que façam das nossas casas espaços onde se experimenta a amizade, a reconciliação e a subsidiariedade. A vida fraterna vivida em plenitude constitui-se em força para a Vocação e Memória quotidiana da Missão que nos congrega: “Evangelizar os pobres naquelas situações missionárias onde a igreja mais precisa de nós”.

LEIGOS/AS

A partir do Concílio Vaticano II os leigos/as recuperaram na Igreja o sentido profundo da sua vocação laical.

“Por leigo compreende-se os fiéis que, incorporados em Cristo pelo Baptismo, e constituídos em Povo de Deus exercessem, pela parte que lhes toca, a missão de todo o Povo cristão na Igreja e no mundo. É própria e peculiar dos leigos a característica secular. Por vocação própria, compete aos leigos procurar o Reino de Deus tratando das realidades temporais e ordenando-as segundo Deus. Vivem no mundo, isto é, em toda e qualquer ocupação e actividade terrena, e nas condições ordinárias da vida familiar e social, com as quais é como que tecida a sua existência. São chamados por Deus para que, aí, exercendo o seu próprio ofício, guiados pelo espírito evangélico, concorram para a santificação do mundo a partir de dentro, como o fermento, e deste modo manifestem Cristo aos outros, antes de mais pelo testemunho da própria vida, pela irradiação da sua fé, esperança e caridade. Portanto, a eles compete especialmente, iluminar e ordenar de tal modo as realidades temporais, a que estão estreitamente ligados, que elas sejam sempre feitas segundo Cristo e progridam e glorifiquem o Criador e Redentor. (Lúmen Gentium n.31

Como Missionárias Dominicanas do Rosário, reconhecemos que o Carisma herdado dos nossos Fundadores de “”Evangelizar os pobres naquelas situações missionárias onde a igreja mais precisa de nós”. é um dom de Deus, não só para nós, mas para ser partilhado e para que leigos/as, de acordo com a sua característica secular, o possam viver e recriar, transmitir e actualizar nos ambientes e lugares onde vivem.

O nosso trabalho com os leigos/as realiza-se com sentido fraterno, em mútuo apoio e responsabilidade, a partir da vocação específica que Deus deu a cada pessoa.

Desde esta página convidamos os leigos/as que desejarem participar, colaborar e partilhar connosco na Missão da Congregação, a entrar em comunicação com o grupo LEA (Leigos em Ascensão).

VOLUNTARIADO

As “nossas presenças” e trabalho na missão, despertam e convocam para o Voluntariado Missionário; em Portugal é no Centro Social Bairro 6 de Maio – Amadora, onde isso mais acontece.

Ao Voluntariado Missionário, noutros continentes, vários jovensdedicam um tempo ao serviço da missão, colaborando e desenvolvendo com as Irmãs, a realização de projecto e actividades que promovam a melhoria das condições de vida e o desenvolvimento da comunidade local.

Em qualquer parte do mundo, há um sítio para ti. Ali te esperamos para trabalhar lado a lado, partilhando o gozo o sofrimento e o caminhar dos pobres.

Convidamos-te a partilhar, por um tempo, uma vida simples, alegre, feliz, profunda e desafiante, fazendo algo que merece a pena e que te levará muito mais profundo e muito mais longe do sonhado.

Vem e Verás

  • Se às vezes não sabes o que procuras, sentes insatisfação e sede de uma vida diferente e de um mundo diferente.
  • Se no meio da oferta de superficialidade e consumismo da nossa sociedade, ainda te restam olhos para ver a miséria de muita gente; ouvidos para escutar o grito do pobre; coração para sentir a dor dos marginalizados e desprezados.
  • Se desejas dar resposta às tuas inquietações e acreditas que é possível “ligar” o teu sonho com o sonho de Jesus.e de muitos outros/as.
  • Aqui te esperamos. Em qualquer parte do mundo, há um sítio para ti. Ali te esperamos para trabalhar lado a lado, partilhando o gozo e o sofrimento dos pobres.
  • Convidamos-te a partilhar, por um tempo, uma vida simples, alegre, feliz, profunda e desafiante, fazendo algo que merece a pena e que te levará muito mais profundo e muito mais longe do sonhado.
  • Se queres vir conhecer o lugar da realização do teu sonho.

Escreve-nos.