As Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário, iniciamos hoje, o nosso XX Capítulo Geral celebrando a Eucaristia presidida por Mons. Carlos Osoro, Arcebispo de Madrid, que nos convidou a “viver a missão com paixão, a anunciar a Jesus e a fazê-lo com alegria”, e nos recordou que um Capítulo Geral é um momento do Espírito, no qual se nos convida a renovar e vivificar o Carisma, para que siga sendo expressão de Jesus nos novos tempos.
Depois de um pequeno lanche com as irmãs das distintas comunidades de Madrid que nos acompanharam, deu-se início à Primeira Sessão do Capítulo, com uma invocação e oração ao Espírito Santo.
De seguida, a nossa Coordenadora Geral Ir. Dominga Garro dirigiu umas palavras de boas vindas e de ânimo para a boa marcha do Capítulo. Fez memória de uma carta do Mestre Geral da Ordem, Vicente De Couesnongle dirigida à Ir. Nieves Olóriz, Coordenadora Geral no Capítulo Geral de 1981, na qual dizia que “um Capítulo é uma grande festa de família, não só pela alegria de encontrar-se, senão pela alegria de trabalhar juntas, para descobrir novos caminhos”. Nos preocupam as dificuldades da nossa Congregação e desafios que nos apresenta a nova realidade; no entanto, Jesus nos recorda que esta obra não é nossa, é do Pai, e Ele não nos deixa sós, encomenda ao Espírito Santo que cuide de nós, é Ele quem nos convocou, não estamos presentes por nossa própria eleição.
Este mês de maio, várias datas importantes nos acompanharão, entre elas: o Aniversário da Província Rainha da China, aprovação definitiva das Constituições em 1940, aniversário da Beatificação da Madre Ascensão Nicol. Informou também que durante o capítulo haverá o apoio de assessores leigos.
A Ir. Isabel Zabalza, Secretária Geral, leu os números correspondentes das nossas Constituições e a lista das irmãs participantes. Fez a leitura da proposta de Regulamento para o Capítulo Geral, o qual ficou aprovado por unanimidade.
De seguida, fizemos uma dinâmica de integração, animada pela Ir. Estíbaliz Ladrón de Guevara, Vigária Geral.
Pela tarde procedeu-se à eleição das Irmãs Escrutinadoras, Secretária do Capítulo, Moderadoras e Irmãs da Equipa Coordenadora. Finalmente, procedeu-se à revisão do Cronograma do Capítulo e apresentou-se o Documento de Trabalho Capitular.
Terminamos este primeiro dia dando graças a Deus e pedindo-lhe que continuemos a ser portadoras de vida à imagem de Maria a humilde servidora de Nazaré.
{phocagallery view=category|categoryid=27|limitstart=0|limitcount=0}