O Evangelho que escutamos há uns dias, no XVI Domingo comum, dizia-nos: “Naquele tempo os apóstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-lhe tudo o que tinham feito e ensinado.
Então Jesus disse-lhes: “Vinde Comigo para um lugar isolado e descansai um pouco”.
Talvez porque esta leitura surge num tempo em já tudo nos “cheira” a férias, fez-me sentir que Jesus nos fazia, exactamente, o mesmo convite a nós: “Vinde Comigo para um lugar isolado e descansai um pouco”.
Sobretudo depois dum ano tão difícil, devido à pandemia, resulta, sem dúvida, num Convite, muito simpático e atraente e de momento de certeza que a nossa resposta poderá ser um SIM e um sim até entusiasta! Mas será que quando comecemos a “fazer a mala”, e a fazer os nossos planos de férias, ao pensar que deveremos dar tempo, prioridade e atenção a QUEM nos convidou, para: Lhe contar tudo o que fizemos e ensinamos, ou não, ao longo do ano que passou; para O escutar e ouvir o que Ele nos tem para dizer; ao pensar que poderemos ter que mudar de planos, tal como Lhe aconteceu a Ele na referida passagem do Evangelho, que ao chegar ao tal local isolado onde queria ficar a sós com os seus Discípulos, ao ver tamanha multidão se encheu de compaixão, porque a multidão que apareceu era como ovelhas sem Pastor e começou a tratar deles?!…Será que ao pensarmos em tudo isto e muito mais, mantemos o mesmo entusiasmo? Não nos importemos se o entusiasmo possa esmorecer um pouco, pois o importante é a nossa decisão firme de aceitar o Convite, pois sabemos em Quem confiamos! E no final, quando escutarmos o que Ele disse, então, aos seus discípulos – e hoje di-lo, sem dúvida, a nós: ALEGRAI-VOS, PORQUE OS VOSSOS NOMES ESTÃO INSCRITOS NO CÉU, de certeza que ficaremos, então, plenamente felizes e alegres!!