Uma Missão na Venda Nova

Abril 26, 2013

Um grupo de Missionários (Padres, Irmãs, Leigos), pertencentes a vários Institutos Missionários Ad Gentes, – participaram uns 21 Missionários, embora alguns pontualmente – acabam de realizar uma MISSÃO pastoral de 9 dias, na Paróquia da Venda Nova, que é a paróquia a que os nossos Bairros e o Centro Social pertencem.

{phocagallery view=category|categoryid=15|limitstart=0|limitcount=0}

 

As atividades com os diversos Grupos, as celebrações, encontros,  visitas às Famílias, aos Doentes, às Instituições da Zona, etc., foram mais que muitas, pois a calendarização  era bem cheiinha.

Do que aconteceu aqui nos Bairros e no Centro Social, destaca-se:

  1. 1.     As visitas dos Missionários aos Bairros, falando nas ruas com quem encontravam, entrando nas casas, visitando doentes…
  2. 2.     A celebração da Eucaristia dominical, Centro Social, no dia 13.04
  3. 3.     A participação conjunta, na Paróquia, de todos os Grupos da catequese, numa atividade divertida, chamada “Caça ao Tesouro”,  que os fez percorrer as ruas da Venda Nova. Para muitas das nossas crianças do Bairro, teria sido a primeira vez que percorriam essas ruas. O lanche que deu fim a esta atividade foi muito bom.
  4. 4.     A animação dos Grupos da Catequese,  – do nosso Centro Social -, do Grupo Tesouros de Vida (idosos), da Sala de Estudo, das Crianças do Pré-Escolar (4 e 5 anos), da Alfabetização de Adultos, etc.
  5. 5.     A vinda dos Adolescentes dos 6º ao 10º Catecismo, da paróquia, ao nosso Centro Social,  para fazer com os daqui, uma atividade que tinha como tema : ”PORQUE SOU FELIZ ‘CONTIGO’ “.
  6. 6.     A participação dos dois Grupos do Centro Social, ( Adolescentes e  Jovens/ Adultos) que se estão a  preparar para o Crisma, num Encontro da Paróquia, com  os Grupos que lá se preparam, também para esse sacramento.

Os Bairros ficaram com mais gente e mais animação. Ainda por cima, nesta mesma semana teve, também, lugar a visita de muitas dezenas de alunos e professores duma Faculdade francesa, ligada ao ensino das áreas sociais, e a visita de mais de 20 alunos duma Turma do 12º Ano, das Oficinas de S. José, dos Salesianos. Que semana de visitas!… Mas é muito bom!

A Missão proporcionou, também, o intercâmbio e convívio entre alguns Grupos do Centro Social e da Paróquia, o que é muito necessário e proveitoso.

Dado que a maioria dos nossos alunos da Alfabetização e de Português para Estrangeiros, são Muçulmanos, houve, a oportunidade de se fazer uma reflexão muito interessante, baseada na Oração de S. Francisco, que resultou num verdadeiro encontro de diálogo inter-religioso. No final foi sugerido que se repetisse.

Não se pode de deixar de referir a visita do Sr. Bispo, D. Joaquim, ao Centro Social e ao Bairro. Foi de muita ternura e especialmente bonito,  o momento em que as crianças do Pré-escolar, ao cantar uma canção que uma das Missionárias acabava de lhes ensinar e que dizia que os braços eram para abraçar, o grande abraço que muitas dessas crianças deram, em conjunto, ao Sr. Bispo que acabava de entrar na sala, onde elas se encontravam.

A Missão terminou com uma Eucaristia, no domingo, dia 21, na Paróquia, e com um almoço de confraternização. FOI MUITO BOM!

Ir. Deolinda

 

O Sr. Padre Claudino fez o favor de nos enviar a seguinte anotação que ele escreveu, para um Boletim da Família Comboniana, sobre o Encontro dos Missionários com os alunos do Grupo de alfabetização e de Português para Estrangeiros, e que vale a pena ver:

 

MISSÃO NA VENDA NOVA

 

O EVANGELHO: DE CORAÇÃO A CORAÇÃO

Eram 35 homens e mulheres, quase todos muçulmanos. Há anos, imigraram de vários países africanos para aqui. Habitam nos Bairros 6 de Maio e Estrela de África, na Venda Nova, da Amadora. No Espaço Cultural  do “Seis de Maio”, frequentam o Curso de Alfabetização, há muito promovido pelas Missionárias Dominicanas do Rosário, que com eles vivem. Sabiam-no: iam ter um encontro com missionários católicos. Éramos três, de outros tantos Institutos, vindos à Paróquia, na Semana Missionária. Notei uma certa tensão, enquanto a sala se ia enchendo. Sugeri que trabalhássemos juntos sobre a Oração pela Paz, rezada, no mundo, por cristãos, muçulmanos, budistas e mesmo por operários em greve… Todos se envolveram ativamente no diálogo e na procura. Partilharam sobre as vivências mais relevantes do relacionamento interpessoal e dos grupos humanos, no Bairro: acolhimento, respeito, bondade, ajuda mútua, racismo, conflitos.. Trabalhámos muito a expressão: Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa Paz. Vimos com alegria que todos chamamos a Deus de Senhor e que, dos 99 nomes de Deus no “Rosário” muçulmano, dois (imediatamente ditos em árabe) nos iluminavam na linha da Oração da Paz: Deus é Misericordioso e Deus é Grande. Concluímos que o modo como Deus é misericordioso (com um sentir materno) e como estende os seus braços grandes para a todos acolher e promover sem barreiras nos mostra e encoraja também a nós a vivermos uns com os outros. – Criou-se um clima de grande alegria, na sala. À saída, muitos agradeceram, felizes e … pediram mais assim.

Este encontro e a evangelização de rua constituíram dois dos momentos mais significativos da Semana da Missão que os Institutos Missionários realizaram na Venda Nova de 13 a 21 de Abril de 2013: a Boa Nova passa quando é oferecida de coração a coração.

Padre Claudino -Comboniano