UM NOVO PROJETO! UM NOME NOVO!

Fevereiro 17, 2019

Vai fazer no próximo mês de Março, que nós, as quatro Irmãs da Comunidade do Bairro 6 de Maio, Amadora, Portugal, deixamos, – por imposição da Câmara Municipal, devido à demolição do mesmo -, de residir no referido Bairro e passamos a residir na Damaia de Baixo, a uns 8 minutos a pé de distância. A Comunidade passou, por isso, a chamar-se de “SANTA CRUZ/DAMAIA”.

Apesar das nossas idades já avançadas; apesar de no Bairro ainda continuarem a viver algumas Famílias, em situações verdadeiramente degradantes, à espera que a sua situação se resolva; apesar de sentirmos alguma responsabilidade por nos mantermos, de algum modo unidas, à numerosa população que connosco viveu nestes Bairros;  e, acima de tudo, por termos, ainda, a enorme responsabilidade de orientar e coordenar, o Centro Social 6 de Maio, fruto da iniciativa e do trabalho das Irmãs que por aqui passaram e que vai, também, iniciar um processo de realojamento, o que se prevê bem complexo e trabalhoso, apesar de tudo, dizia, nós vimos e sentimos, que a nossa mudança de residência, poderá ser uma excelente oportunidade para iniciarmos um novo Projeto de Missão.

Apesar da grande proximidade geográfica, a realidade onde agora nos encontramos é muito diferente e lança-nos novos e muito interessantes desafios. É uma população que fica distante de qualquer Igreja católica; além da população portuguesa, existe nela uma enorme comunidade de origem africana, proveniente de diferentes Países, constituída por um grupo significativo de cristãos, que nos seus Países eram comprometidos, mas que, ao chegar cá, abandonam esses compromissos e práticas. Outro Grupo, ainda maior, é muçulmano, com forte prática religiosa. Bem pertinho da nossa residência há umas 3/4 Mesquitas. É uma realidade que clama com urgência que se faça algo no campo do diálogo inter-religioso, como aliás acontece noutras zonas da Grande Lisboa.

A nível da Paróquia temos uma Equipa Sacerdotal de Padres Redentoristas, quase recém chegada do Brasil, que está a iniciar e a tentar implementar um lindo e consistente Projeto Pastoral e conta com a nossa colaboração e participação. De facto a Ir. Juana Mary, já faz parte do Conselho Pastoral.

Para irmos “entrando” e conhecendo os nossos vizinhos, em Setembro passado pusemos um Convite na caixa do correio de todos eles, convidando-os a ir a nossa casa, para tomarem um chá, para conversarmos. Sonhávamos, claro, que desse Encontro pudesse surgir alguma ideia que nos permitisse iniciar “algo” a nível pastoral. Embora não tivéssemos tido a resposta desejada, avaliamos a iniciativa como muito positiva. Com este mesmo intuito de Missão a Ir. Juana Mary participa num Grupo, denominado “Cultural” que se reúne semanalmente, num local que pertence à Junta de Freguesia e tem sido muito positivo.

 

Convite: Alguém se quer juntar a nós para implementarmos tão grande e importante Projeto?

Ir. Deolinda Rodrigues