Tema: “Maria Mãe da Esperança, és o Caminho de Paz para a humanidade”

Junho 25, 2025

1. MARIA É MÃE DA ESPERANÇA:

A. Comecemos por escolher e olhar para 3 passagens bíblicas, que mostram que Maria é mesmo a Mãe da Esperança

1. A primeira passagem, é o facto de Maria ter aceite e ter sido, na verdade, a Mãe de JESUS! Lembremos que Jesus, o MESSIAS prometido, foi o DESEJADO e o ESPERADO das Nações durante muitos séculos! E, vemos como em Maria se concretizou esse desejo, essa espera, essa Esperança! Sem Ela, o Messias não teria vindo, não teria incarnado, não seria uma Pessoa Humana, tal como nós!. Deste modo, o SIM de Maria concretizou essa Esperança que tinha séculos!

2. Outro exemplo, de como Maria é a Mãe da Esperança,  foi o que aconteceu nas Bodas de Caná, em que o Seu Filho também participava. Como Mulher que era, Ela deu-se conta que algo importante faltava, e que essa falta estragaria, sem dúvida, a Festa daqueles noivos! Sabemos como Jesus acabou por atender o pedido de Maria e transformou a água em vinho e vinho Muito Bom!… Foi, não esqueçamos, o Seu primeiro Milagre!…Que confiança e esperança nos dá este jeito de ser de Maria, porque com esse Seu cuidado, sabemos que Ela está sempre atenta e pronta para nos ajudar nas nossas necessidades e dificuldades!

3. A terceira prova que nos confirma que Maria é mesmo Mãe de Esperança é a prova mais credível, dadas as circunstâncias: Maria acompanha o Seu Filho Jesus na Caminhada para o Calvário e está com ELE nas horas derradeiras da Sua Paixão e da Sua Morte. Sabemos como foram horas de extremo e horrível sofrimento! E foi precisamente nesse momento tão duro, decisivo e difícil, que Jesus quis dar-nos Maria por Mãe! Porquê?!… Dá que pensar e, em silêncio, apetece meditar, agradecer!…Quanta ESPERANÇA, quanta ALEGRIA PASCAL esse Gesto, melhor, esse ACONTECIMENTO, encerra?!!!

B. Olhando agora para a já longa História do Cristianismo, lembremos, as múltiplas e diferentes “presenças” de Maria: lendas, santuários, literaturas, devoções populares… lembremos, ainda, Lourdes… Guadalupe… Senhora da Aparecida… Senhora da Muxima… Sameiro,,, Vila Viçosa….FÁTIMA

Fátima, quanto nos diz!…: o momento histórico das Aparições! O Acontecimento em si e os 108 anos da sua história! E hoje, nos nossos dias, em que o mundo vive gravíssimas situações de guerra! Como desejávamos escutar, de novo, a Boa Notícia que Maria deu, então, aos Pastorinhos: “ a guerra vai acabar!”… Disse, também, o que era preciso fazer-se, para isso acontecer: que se convertessem ao Evangelho, e que rezassem muito, incluindo a oração do Terço diário! Quanta ESPERANÇA aquelas Aparições trouxeram. Não conseguimos falar disto, sem olharmos, de novo, o Mundo de hoje, sem olharmos a Ucrânia/Rússia, Israel/Palestina, Israel/Irão/USA, Sudão, Myanmar…e tantos outras guerras esquecidas!…Maria, ajuda-nos a viver o que pediste então aos Pastorinhos e ao Mundo e diz-nos de novo, por favor, que estas guerras vão acabar!

2. MARIA É O CAMINHO DA PAZ PARA A HUMANIDADE

Maria é, de facto, o Caminho para a Paz, mas só Cristo é a nossa Paz! Só ELE é a verdadeira Paz!

Logo no Seu Nascimento o tema da Paz está presente, no cântico com que os Anjos anunciaram esse ACONTECIMENTO: “Glória a Deus nas alturas e Paz na terra aos homens que amam o Senhor”!

Repassando o Novo Testamento, é fácil comprovar que o tema da Paz está bem presente nos ensinamentos e na prática de Jesus, incluindo o Seu longo Testamento de despedida, na última Ceia!. Também as Suas saudações pascais, iniciavam-se sempre dizendo: “ a Paz esteja convosco”! Ele bem sabia, como é difícil aos homens viverem em paz, pois pensamos que esta só se consegue com a violência, a vingança, fazendo duas, três e muitas vezes pior a quem nos ofende, com armamento e este cada vez mais sofisticado e perigoso!…

( Nota 1: O incentivo e a pressão que hoje se verifica, para que os Países se armem e aumentem significativamente os seus orçamentos com esses gastos, deveria merecer um estudo, uma reflexão, por parte de nós, cristãos, e perguntar-nos como é que isso se compagina com a Paz ao estilo de Jesus!)

Antes de transcrevermos alguns dos ensinamentos de Jesus sobre a Paz, recordemos que Ele, várias vezes, fez questão de nos advertir que era a “Sua Paz”, que Ele nos dava e não a paz concebida pelos homens, pelo mundo! Os Seus seguintes ensinamentos, sem dúvida, também o demonstram bem:

  • “ Amai, orai e fazei bem aos vossos inimigos”!
  • “Se alguém te bater numa face, dá-lhe também a outra”!
  • ” Se alguém quiser levar-te ao Tribunal, para ficar com a tua túnica, deixe-lhe também o manto”
  • ”Amai-vos como Eu vos amei”!
  • ” Quantas vezes posso perdoar ao meu irmão? Sete vezes, pergunta Pedro? Setenta vezes sete, responde Jesus, o que quer dizer sempre!
  • ”Não julgueis e não sereis julgados”
  • “ Tira primeiro a trave da tua vista e depois verás bem, para poderes tirar o argueiro do olho do teu irmão

Concordemos que “a Paz de Jesus”, não é fácil de viver! Porém, é possível e o próprio Jesus dá-nos muitas ajudas: os seus ensinamentos e o exemplo de toda a Sua Vida, mas de modo especial na Sua Paixão e Morte; o Alimento e a Força da Eucaristia, que é Ele mesmo; a Sua Palavra, a Oração, o Perdão; Maria, como Caminho para a Paz; o testemunho e exemplo de tantos Mártires e Santos…

ENSINA-NOS, JESUS, A VIVER A PAZ, A TUA PAZ!

Ir. Deolinda Rodrigues
Missionária Dominicana do Rosário