Síntese do encontro dos LEA- 07.06.2014

Junho 12, 2014

No passado dia 07 de junho teve lugar o 39º Encontro dos LEA.

A manhã foi dedicada, tal como estava previsto, à reflexão, orientada, e muito bem, pelo Leigo Dominicano Gabriel Silva.

Não dou mais detalhes, porque a Daniela é que ficou de fazer a ata ou apanhado do dia – não resisto a dizer que foi muito bom! – e porque o meu objetivo agora é, somente, partilhar algumas propostas que foram lançadas quando se pensou como poderiam ser os próximos 10 anos do GRUPO, convite que a Fátima lançava no final do power-point, que sintetizava a vida dos LEA dos 10 anos passados. Claro que temos que pensar, sem dúvida a longo prazo, mas de modo especial temos que o fazer, pensando no próximo ano.

 Recebendo já estas propostas – aceitam-se outras, porque houve bastante gente que não pode ir a este Encontro -dá para se ir pensando nelas e assim é mais fácil concretizá-las no próximo Encontro, que ficou marcado para o dia 27 de Setembro, em Fátima.

Porquê a escolha de 27 de Setembro e em Fátima?

Porque nesse fim de semana (sábado e domingo) tem lugar a já muito antiga PEREGRINAÇÃO NACIONAL DO ROSÁRIO e da FAMÍLIA DOMINICANA e esta ao ter conhecimento do Grupo LEA pediu se os membros do nosso Grupo participavam nessa Peregrinação, participando, sobretudo, na encenação sobre os LEIGOS DOMINICANOS que se vai fazer na Vigília do sábado. Para os mais tímidos aviso que não tem que se dizer nada.

Perante este pedido a Daniela sugeriu – e muito bem – que o Encontro fosse em Fátima, precisamente no dia 27, e assim, quem pudesse ficava para participar na Peregrinação. Quem não pode, regressa a casa.

Vai ser preciso arranjar dormida para os que ficarem de sábado para o domingo e dada a afluência de gente em Fátima, nesse fim de semana, isso tem que se tratar com muito tempo. Assim que possivelmente, nos inícios de agosto entrarei em contacto convosco para ver se já é possível saber quem poderá ir.

Passo, então a partilhar, as propostas para o futuro que foram lançadas, utilizando a dinâmica da “chuva de ideias”. Ninguém pode dizer que não há criatividade e participação!… A verdade é que de algumas coisas não me lembro bem o que se disse e/ou não assentei,  mas a Daniela pode ter as ideias mais completas.

 

-Usar mais vezes nos Encontros e não só: a oração do Grupo feita pelo Tó, o hino feito pelo João Pedro, filho do Tó, e o poema/cântico “Passo a Passo” feito pela Fátima. Sentir que tudo isso começa a fazer parte do “património” dos LEA.

-Ter mais atenção e cuidado para que a “vida” futura do Grupo fique com mais registos fotográficos, escritos, etc. Distribuir mais as tarefas e pedir que alguém fique mais atento a isto, a tirar as fotografias e a outras tarefas. Neste sentido falou-se, também, de se criara um livro de atas, com uma capa, etc.

-Ver como continuar o intercâmbio entre o Centro Social 6 de Maio e o Colégio do Porto.

-Iniciar e manter alguma relação com os LEIGOS Missionários Dominicanos do Peru.

-Haver todas as semanas o envio duma mensagem – que pode ser muito pequenina – a todos os membros do Grupo, ficando cada semana uma pessoa encarregue disso e começando-se pela ordem alfabética.

-Retomar o que já se fez e que é enviar os Parabéns a quem faz anos

-Participar, ou ajudar a participar nalgum Encontro nacional ou internacional e/ou convidar outros Grupos, como por exemplo: FAVA

-Preparar a ida a Moçambique da Daniela e de mais alguém que se junte

-Fazer de novo um Retiro em Penacova e/ou!

-Estudar a vida de mais santos/as Dominicanos.

-Visitar monumentos e lugares históricos Dominicanos

-Falar do Grupo e das nossas atividades a mais gente e envolve-las.

– Contactar as pessoas que já fizeram parte do Grupo e que deixaram de vir

-Ter gestos de solidariedade, sobretudo, para com alguém do Grupo que esteja a passar mal, mas também olhando ao exterior. Ex.: partilhar algo que já não necessitamos; recolher coisas para se fazer uma tômbola; organizar grupos de crianças que façam algo num hospital, num Lar…; fazer uma refeição – tipo concurso –com algum produto concreto, como pode ser a castanha…

-Concursos, por exemplo, de mímica?