Síntese do encontro do grupo «Leigos em Ascensão»

Outubro 8, 2014

Fátima, 27 de setembro de 2014

Este Encontro teve lugar, em Fátima, na casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo e estiveram presentes: Tó, Ana Miranda, Ana Tavares, Daniela, Fátima, Gabriela, Cristina, Ana Margarida, Clara, Isabel Estevinha, Ir. Deolinda. Durante uma parte da manhã também estiveram a Sara Caty e o seu irmão Edmilson, do Bairro 6 de Maio. O Sr. José, marcou presença, através duma chamada telefónica para saudar a todos os presentes e para dizer que estava muito unido.

 

O Encontro começou com as saudações habituais, com a partilha de notícias, e com a oração da manhã que, para além da oração a Nossa Senhora de Fátima, preparada pela Ana Margarida, refletiu-se sobre o Evangelho do domingo seguinte e cantamos a canção “Passo a Passo”, feita pela Fátima, por ocasião da celebração dos 10 anos do Grupo e queremos que se torne uma das canções do Grupo, juntamente com o Hino que o João Pedro Mendonça compôs e a oração do Grupo Lea, feita pelo Tó. Vamos procurar tê-las presente em todos os Encontros.

Para motivar o trabalho que se seguia e que foi escolher as prioridades para os próximos tempos, fez-se uma reflexão e partilha sobre a parábola “ A cidade dos poços”, que ajudou muito à reflexão e ao diálogo.

Entrando já na fase do trabalho previsto para este Encontro, falou-se na necessidade de se registar mais e melhor a vida do Grupo, inspirando-nos na ideia de um “Diário” e apontou-se para que se tivesse o cuidado de se arquivar todos os dados, textos, fotos, notas, etc, que vão surgindo, e com tudo isso ir formando um “Dossier”. Este começaria a ser constituído desde o Encontro de Junho de 2014, o primeiro que se realizou depois da celebração dos 10 anos do Grupo. Quanto à recolha dos 10 primeiros anos, a Fátima disponibilizou-se para fazer essa compilação.

Tendo em conta a sugestão que se tinha recolhido em Junho e que ia no sentido de haver mais comunicação entre todos os membros do Grupo, foi pedido à Irmã Deolinda que solicitasse a todos, incluindo os que já fizeram parte e, por uma razão ou por outra, deixaram de pertencer, o favor de enviarem o nome, a data de nascimento, o e.mail, uma foto, o nº do Tlm.  A Cristina ofereceu-se para organizar esses dados e a partir de janeiro de 2015, todas as semanas será enviada uma pequenina mensagem, pode ser só uma palavra, desenho, uma brincadeira, os parabéns, se for o caso, a todos. Seguir a ordem da lista organizada pela Cristina, é a maneira de cada um saber qual é a semana que lhe toca enviar essa pequenina mensagem.

A Irmã Deolinda também ficou de saber como se poderá iniciar algum contacto/intercâmbio com os Leigos da Província de Santa Rosa, do Peru.

Achou-se importante retomar os intercâmbios com as crianças do Colégio Flóri e as do Centro Social 6 de Maio.

Uma vez que a Gabriela está disposta a fazer um ano de Voluntariado, num País da América Latina, e a Daniela fazer o mesmo, durante as férias do próximo verão, em Moçambique, é necessário, em conjunto com a Ir. Coordenadora Provincial, dar início à elaboração dum plano de preparação. À Daniela foi-lhe pedido que tentasse arranjar outra pessoa para ir com ela.

Nos últimos dois Encontros foi insistente o pedido para se pensar num novo Retiro para o Grupo, e para isso a Daniela e a Fátima ficaram de ver se na zona de Aveiro haveria alguma possibilidade. As datas apontadas para a sua concretização foram 6, 7 e 8 de março. (Teresa Velosa, não se achou muito viável aceitar a tua proposta para que o retiro tivesse lugar na Madeira, embora todos gostassem de ir até lá, Mas!…)

O Grupo do Porto disponibilizou-se para organizar o próximo Encontro que ficou marcado para o dia 24.01.2015, em Fátima. Falando-se dos lugares onde se devem realizar os Encontros foi consensual a ideia de que sejam, habitualmente, em Fátima, uma vez que é mais fácil e mais barato para todos. Serão em Lisboa e no Porto, quando houver uma razão para isso.

O próximo Encontro terá como tema central a SOLIDARIEDADE, o COMPROMISSO com os outros, sobretudo com os mais pobres.

A Ana Margarida, Cristina, Daniela e Gabriela ficaram para o dia seguinte, para participarem na Peregrinação Nacional do Rosário e da Família Dominicana, tendo participado, de forma ativa, na Vigília. Nessa Peregrinação também foi apresentado o vídeo sobre o “Estudo Dominicano e a Pregação dos Leigos”, preparado por um Grupo da Sala de Estudo do Centro Social 6 de Maio e composto pelo Voluntário Fernando Cibelo. Resultou tudo muito bem e no final todas partilharam que tinham gostado muito.

Fátima, 27 e 28 de setembro de 2014

Ir. Deolinda Rodrigues