Ser Missionária

Abril 29, 2012

«Como o Pai me enviou, assim também Eu vos envio, diz o Senhor” (Jo 20,21)

Acudindo a este apelo e ao convite do Padre Abraão, Pároco de Canha, Taipadas, Faias, Santo Isidro, Cruzamento e Canha (Setúbal), às 8.00h da véspera da Celebração do dia Mundial das Missões batia à porta da casa paroquial de Canha.

Lá fomos, felizes, a caminho das Faias. A Igreja estava linda restaurada, limpa e com muitas flores. Antes de iniciar a celebração o P. Abraão sussurrou-me ao ouvido: Irmã aqui é apenas «um cheirinho» não há tempo. Lá fiz o que foi mandado: Ser Missionário foi convite que Jesus fez a todos os cristãos «ide e ensinai» Havia por ali algumas pessoas conhecidas, e foi grande alegria o encontro.

A seguir, sem perdida de tempo, fomos para o Santo Isidro, uma Igreja original que tem como pano de fundo uma pintura de lavradores, muito bonita.

 

Havia mais gente do que nas Faias também aqui encontrei o sorriso de pessoas conhecidas.
Houve um pouco mais de tempo e pude recordar o convite do Senhor para todo o cristão e tive ainda oportunidade de lhes dar a conhecer o grande Missionário Frei Ramón Zubieta.

E assim, sucessivamente, aconteceu na Paróquia do Cruzamento, onde encontrei um casalinho novo, a Carla e o Luís que me disseram, nós somos o seguimento da Evangelização que recebemos das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário, nas Taipadas, e, por fim fomos à paróquia de Nossa Senhora da Oliveira de Canha, local onde estivemos muitos anos.

O Padre estava radiante e só dizia: agora vai-vos falar a Irmã Rosário Granado grande missionária, eu completava a frase «grande não sou, pois tenho apenas 1,45cm.

Terminou o dia com a oração do terço por uma vizinha que foi para o Céu e senti-me feliz por aos meus oitenta e… ser missionária com o mesmo entusiasmo dos anos de juventude.

Irmã Rosário Granado