Semana Missionária na Quinta do Anjo, Igreja paroquial de N.Sra da Redenção

Março 21, 2017

De 1 a 5 de Março, de 2017, a Equipe ANIMAG, realizou mais uma semana missionária em colaboração com o Pároco, Pe. Carlos Filipe, Diocesano, com Agentes de Pastoral da Paróquia supracitada.

Participou um grande grupo de 21, religiosos /as dos Institutos missionárias presentes em Portugal. Desde a India, México, Brasil, Tanzânia, Timor, Itália e Portugal. Um grupo de Missionários Internacionais, cuja cultura dos diferentes Países é um grande enriquecimento para o grupo missionário.

Esta semana foi precedida de várias reuniões de formação e programação com o Pároco, Carlos Filipe,  Agentes de pastoral e missionários.

Missão itinerante, além da Paróquia, os missionários ainda estiveram presentes,  nos bairros; de Cabanas, Olhos ‘água, na Urbanização Portais da Arrábida, Palmela Village.

‘’Ai de mim se não evangelizar’ (1Cor9,16).  Movidos pela mesma necessidade de Paulo, de anunciar Cristo e pela palavra do Papa Francisco: ‘’ Fiel ao modelo do Mestre, é vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnância e sem medo. A alegria do Evangelho é para todo o povo, não se pode excluir ninguém.’’ (Nº22).

 

Os Religiosos/as juntamente com os Agentes Pastorais da Quinta do Anjo, uniram-se para dar testemunho de sua fé e ser sinal de unidade no meio de um povo simples e bom, indo ao encontro dos que tanto necessitam de uma palavra amiga, de alegria e esperança.

O tema da missão: ‘’Com o Anjo de Portugal vamos guiados por Maria’’ O objectivo principal: Criar uma comunidade aberta, acolhedora e missionária. Envolvida também a paróquia para o grande acontecimento do Centenário das Aparições de Fátima, que terá lugar no dia 13 de Maio de 2017. Só a ‘alegria do amor’ («Amoris Laetitia») vence o desânimo e o desespero, e torna-nos capazes de empreendimentos ousados, sem medo do futuro, e sem lamentações pelo passado. Só a ‘alegria do amor’ cura feridas do nosso ‘eu’, as feridas do coração, carente de reconhecimento, de afecto, em suma: de ser amado.

A paróquia Quinta do Anjo é muito extensa, numerosa e heterogénea. Tem uns 35.00 habitantes; imigrantes provenientes dos países lusófonos e também de migrantes portugueses, especialmente do norte do país e Beira Baixa.

A nossa acção missionária, atingiu todos os grupos e movimentos da paróquia, Catequese dada às Crianças, Adolescentes Escuteiros, ( vários grupos), E na escola com os adolescentes, Centros Sociais, Lar de Idosos além de outros grupos e as Instituições.

O encontro com as crianças e jovens nas escolas foi muito positivo; os jovens mostraram-se interessados e receptivos. Os professores colaboraram com alegria.

Realizamos também a evangelização de rua e de porta-a-porta, sempre acompanhados pelos leigos missionários da paróquia, o que foi óptimo, todos conheciam bem o terreno.

Todos os dias antes de partir para a missão, tínhamos a oração de Laudes e Eucaristia. Tivemos a adoração ao SS.mo Exposto , durante 24 horas. Como diz o Papa: ‘’É preciso cultivar sempre um espaço interior que dê sentido cristão ao compromisso e à actividade. Sem momentos prolongados de adoração, de encontro orante, com a  Palavra e dialogo sincero com o Senhor, as tarefas facilmente  se esvaziam de significado… A Igreja não pode dispensar o pulmão da oração’’.(Nº 262 A alegria do Evangelho).

A semana terminou com um dia de reflexão, (Retiro) apoiado no Tempo Litúrgico que toda a Igreja está a viver,  ‘A Quaresma’. Já ao final do dia tivemos o convívio  preparado pela comunidade paroquial. O menu muito variado , satisfazendo assim todos os gostos e paladares. Houve música, muita alegria e animação. Gerou-se um ambiente muito fraterno…

Adelaide Varanda