Santa Catarina de Sena 2015 – Carta da Superiora Provincial

Abril 21, 2015

Muito queridas Irmãs

Dentro de poucas semanas vamos celebrar Santa Catarina de Sena. Nome atribuído à nossa Província. Província de Santa Catarina de Sena.

Este dia deve ser para todas nós de acção de Graças. No final do mês de março e início de abril, vivemos na Província o nosso retiro anual. Os temas foram inovadores baseados nos cinco sentidos. A Irmã Raquel nossa Irmã, foi a pregadora. Ajudou-nos a viver estes dias de reflexão e partilha. Foram dias de bênção para cada uma de nós.

 

De seguida celebramos a festa das Festas ‘’ A Páscoa’’ O encontro com Jesus ressuscitado é um presente. Os discípulos não fazem nada para que aconteça. Os relatos insistem em que é Jesus quem toma a iniciativa. Ele é quem se lhe impõe cheio de vida, obrigando-os a sair do seu desconcerto e incredulidade. Coloca repetidamente nos seus lábios uma saudação significativa ‘’a paz esteja convosco”.

 O ressuscitado dá-lhes a paz. Jesus continua a ser Ele mesmo. Essa era a paz que infundia quando caminhava pela Galileia. Este é também agora o grande presente que Deus oferece a todos os seus filhos e filhas por meio de Cristo morto e ressuscitado: o perdão, a paz e a ressurreição.

O dia 29 de Abril aproxima-se. É neste dia que celebramos a vida de uma das muitas mulheres que marcaram profundamente a história da Igreja: Santa Catarina de Sena.

“A paciência vos tornará perseverante até à morte, que aceitareis com muita humildade. Pois o sangue de Cristo iluminará a vossa inteligência com a verdade. Deus quer apenas a nossa santificação, dado que nos ama inegavelmente.” (Sta. Catarina de Sena).

O nosso mundo de hoje vive uma época semelhante aquela em que viveu Catarina. Vários conflitos atingem a humanidade,  um mundo ‘’dividido pela ganância de quem procura lucros fáceis e ‘’ferido pelo egoísmo que ameaça a vida humana e  família.  Que a fé em Jesus ressuscitado ajude a transformar ‘’a morte em vida’’.

Face  ao  mundo materialista que hoje se vive, onde o ter é mais forte que o ser,  é vital que nos preocupemos com a missão. Não devemos perder de vista que sem oração, sem vida comum e sem estudo não há missão que se sustente. Poderemos fazer muitas coisas, mas faremos coisas sem o sabor do sal.

Que os nossos Padres Fundadores mantenham vivo em nós a chama do Carisma e Maria nossa Mãe nos ajude a ser como Ela. Simples, humilde, contemplativa e sensíveis, fortes ante o sofrimento e fieis à missão que nos foi confiada.

Fraternalmente.

Lisboa, 18 de abril de 2015

Irmã Adelaide Varanda

Muitos parabéns neste dia de Santa Catarina de Sena