Retiro LEA 13

Julho 14, 2013

Nos dias 29 e 30 de Junho teve lugar o Retiro do Grupo LEA (LEIGOS EM ASCENSÃO), há tanto desejado e preparado com entusiasmo e dedicação por um pequenino grupo.

Teve como tema “Caminhada nos sentidos – PÁRA, ESCUTA/SENTE, AGE” e graças à disponibilidade e muito trabalho da Daniela, que preparou – e muito bem – toda a logística, ele pode ter lugar em Almofrela, uma aldeia muito pequenina do concelho de Baião.

A avaliação que os 13 participantes fizeram, não podia ser mais positiva. O maior senão foi o calor e exposição ao sol, que se fez sentir durante a caminhada, que implicava uma exigente e prolongada subida. Mas até isso deu alegria, porque se conseguiu…

A referida “caminhada” que não se pode terminar dado o avançado da hora, foi “alimentada” por belos textos, paragens, partilha, oração…

A Eucaristia celebrada à noite pelo Sr. Padre Pedro, Pároco de Marco de Canaveses, teve muita participação e envolvimento dos LEA e de algumas poucas pessoas da população, que, muito raramente, têm a oportunidade participar na Eucaristia.

A manhã de domingo foi marcada pela “manhã de deserto”, para a qual a oração da manhã nos enviou e motivou, findando com a partilha do que cada um tinha vivido, refletido e com a troca de mensagens, preparada por cada um.

Além dos aspetos referidos há alguns outros que merecem uma referência especial:

1. Este Retiro contribui, também, para o reforço do ambiente de família, de à vontade, profundidade e amizade que vai caracterizando cada vez mais o grupo.

2. O facto do Retiro ter sido feito no mais puro ambiente de campo, agradou muito.

3. A excelente comida, cozinhada da maneira mais tradicional e genuína possível, com que a Tia Isabel da Daniela, proprietária do famoso Restaurante “Tasquinha do Fumo” nos mimou, foi muito, muito agradável.

A todos nos surpreendeu muito o facto deste Restaurante, que se encontra isolado, distante de qualquer povoação com um número de população mínima razoável, em plena serra/campo, ser procurado, semanalmente, por centenas de pessoas…Claro que isto se deve, sem dúvida, à qualidade da comida e à simpatia dos proprietários do Restaurante de modo especial à Isabel.

.Decidiu-se marcar o próximo Encontro dos LEA para o dia 9 de novembro, em Lisboa, em casa da Amélia e do Fernando para se ver e comentar, entre outras coisas,  o filme “O Lado Selvagem”.

MDR