Iniciamos com a oração da manhã meditando sobre a atitude espiritual como aprendizagem para nascer de novo. Já na sala capitular fez-se a leitura das mensagens de irmãs e comunidades, felicitamos as nossas Irmãs da Província Rainha da China pelo seu aniversário e continuamos celebrando a receção de ofertas que vêm dos diferentes países.
Iniciamos o trabalho dando continuidade ao tratado no dia anterior. Num primeiro momento Frei Javier Carballo complementou o exposto, desde uma visão do Governo à luz das Virtudes morais numa perspetiva espiritual (na memória do dia podemos ler o desenvolvimento da sua exposição).
Ressaltou as virtudes morais como aquelas que podem revitalizar e orientar o exercício do governo dominicano, destacando o valor da pessoa e a sua formação moral como condição que faça possível o seu compromisso e que possibilite a construção da comunidade.
Passámos à apresentação do trabalho de grupos realizado no dia anterior. Todos presentaram as suas conclusões, assinalando desafios e propostas que giraram em torno à missão, à formação e ao governo.
Depois da partilha, o Frei Javier propôs-nos algumas sugestões que lhe suscitaram enfatizando:
- a urgência de desatacar as prioridades apostólicas missionárias,
- as urgências que há que atender na congregação como a formação, a promoção vocacional, as nossas irmãs maiores, a formação permanente,
- o valor da qualidade de vida comunitária e a missão,
- a formação no contexto dominicano
Concluímos o trabalho da manhã com a Eucaristia. As irmãs, no período da tarde, nos tomamos um merecido descanso, para retomar o trabalho na segunda-feira, à hora programada.
{phocagallery view=category|categoryid=28|limitstart=0|limitcount=0}