Queridas Irmãs
Dou inicio a esta minha felicitação da Páscoa com um Poema do Padre Tolentino Mendonça e diz assim:
Senhor da manhã de Páscoa
Dá-nos, Senhor coragem dos recomeços. Mesmo nos dias quebrados, faz-nos descobrir limiares límpidos. Não nos deixes acomodar do que foi: dá-nos a largueza de coração para abraçar aquilo que é… Torna-nos atónitos como os seres que florescem…Torna-nos livres, deslumbrantemente insubmissos. Torna-nos inacabados como quem deseja e de desejo vive. Torna-nos confiantes como os que se atrevem a olhar tudo, e a si mesmos, uma primeira vez.
Todas procuramos viver com profundidade o tempo da Quaresma. Tempo propicio para uma renovação mais intensa de nós mesmas. Tempo de conversão. O Senhor vem ao nosso encontro.
Aproxima-se a Festa das festas para todos os cristãos, a Ressurreição de Jesus, a Festa do fogo, a luz e a água ( símbolos da Vigília Pascal) que nos lança para o Cristo Ressuscitado , energia, iluminação e vida para todos.
O Senhor nos concede celebrar novamente este ano, a Sua Morte e Ressurreição. Que é o inicio de uma vida nova, um processo longo e difícil que nunca termina… que renovemos a nossa fé no nosso próprio, ‘’nascimento à vida plena’’ convencidas de que necessitamos caminhar, pessoal e comunitariamente, sempre com Jesus e como Jesus, que não haja nenhum obstáculo para o nosso caminho. Ao mesmo tempo pensando que a exigência e luta pela vida dos nossos irmãos /as está baseada no convencimento de que a Ressurreição de Cristo é o núcleo da nossa fé e a pauta do nosso comportamento, já que acreditar na ressurreição implica defender a vida dos mais frágeis, porque é neles nos pobres e oprimidos, que devemos encontrar o Senhor, nos vivos, mas ameaçados de morte, está o Cristo ressuscitado.
Jesus ressuscitado oferece uma nova luz para o nosso olhar e caminhar juntamente com todos os que encontramos no nosso caminho. Uma rocha firme para a nossa fé. A morte foi vencida e deixa aberta a porta do futuro, que Deus faz nascer em cada Páscoa.
Páscoa seja para o mundo inteiro, um dia de Paz, este mundo ainda tão dividido pela ganância de quem procura lucros fáceis, ferido pelo egoísmo que ameaça a vida humana e a família – um egoísmo que faz continuar o tráfico de pessoas, a escravatura mais extensa neste século vinte e um. Paz para todo o mundo dilacerado pela violência ligada ao narcotráfico e por uma iníqua exploração dos recursos naturais. Paz para esta nossa Terra! Jesus ressuscitado leve conforto a quem é vítima das calamidades naturais e nos torne guardiães responsáveis da criação.
Esta é uma hora de alegria e de esperança para o mundo. Não calemos em nós as certezas da fé, nem privatizemos para nós a alegria da Páscoa. ‘’Sair sempre, com o amor e a ternura de Deus, no respeito e na paciência. (Papa Francisco)
Feliz Páscoa, Cristo ressuscitou
Aleluia, Aleluia
Abraça-vos com carinho
Irmã Maria Adelaide Varanda