PARTILHANDO O QUE VIVEMOS NO 1º ANO DO NOVICIADO

Abril 29, 2012

 

Queridas irmãs

Hoje vimos até vós porque queremos partilhar convosco a nossa experiência do
noviciado

Este ano, foi marcado por muita formação, em casa assim como no ISMMA
(formação intercongregacional).

Foi um ano de enamoramento com o Senhor e de conhecimento e aprofundamento da nossa congregação. O noviciado para nós é sobretudo uma etapa de descernimento e uma oportunidade maior para a oração pessoal e comunitária, baseada na contemplação e na meditação da Palavra de Deus e do Seu mistério.

Gostamos muito, da expriência que fizemos, pois consideramos como um ano muito especial, tudo nos correu muito bem, porém desafios não nos faltaram, como já sabeis a vocação à vida consagrada requer entrega total e radical de nós mesmas à Deus, para estar ao serviço dos irmãos, por isso não deixamos de partilhar que não é tão fácil compreender a vontade de Deus na vida, mas não paramos por aqui, porque estamos decididas para lutar e caminhar sempre em frente, contando com ajuda de Deus e das nossas irmãs que nos acompanham de perto e de longe.

A formação em casa: Ao longo do ano, tivemos o acompanhamento pessoal, assim como das irmãs da casa formadora, nisto aprofundamos sobre a vida da nossa congregação, dos nossos maiores, da ordem e sobretudos o estudo das
constituições. E no ISMMA a formação permitiu-nos conhecer os aspectos básicos da vida consagrada. Assim, com estes estudos, fomos percebendo o que diz respeito sobre a vida religiosa, de tal maneira que ficamos conscientes e o quanto é bonita a nossa opção de vida, desde que saibamos responder ao chamamento do Senhor com alegria, coragem, liberdade e responsabilidade. O ISMMA não só nos proporcionou momentos de estudo, mas também momentos de retiros e organizava encontros trimestrais de juniores\as e noviços\as e nos tivemos a oportunidade de participamos uma vez.

Mensalmente tinhamos retiros comunitários, o que nos oferecia tempo e espaço de reflexão sobre a nossa vida comunitária, a nossa entrega e a nossa relação com Deus a nível pessoal e comunitário. Em Dezembro as irmãs organizaram um retiro para todas as irmãs aqui em Moçambique, que teve lugar na Matola durante uma semana, nós também tivemos a sorte de participar. Gostamos muito, porque foi para nós uma experiência unica que nos proporcionou mais tempo de interiorização, oração e reflexão pessoal.

Pastoral nas comunidades cristãs : Davamos catequese o que nos ajudou a partilhar a nossa experiência de vida cristã e uma ocasião para recordarmos aquilo que já tinhamos falado na catequese, na altura quando eramos catequizandas, nos domingos temos participado na missa junto dos irmãos das comunidades onde pertencemos.

Pastoral na cadeia: uma vez por semana íamos à cadeia feminina para visitaras
mulheres, sobretudo para, escutá-las, ouvir as suas preocupações, fazer com elas trabalhos manuais,estar com elas. Esta foi mais uma oportunidade e experiência bonita que a comunidade nos permitiu fazer e viver.

Colaboramos também na parte educativa, dando explicações aos alunos das escolas próximas da nossa casa, no nosso Centro Social, que são afectados pelo insucesso escolar, damos apoio nas explicações de Português e Matemática.

Continuamos a pedir-vos, queridas irmãs, as vossas orações para avançar sempre na nossa caminhada e agradecemos os sinais e gestos solidários e fraternos que tendes para connosco.


Novica-Rafela

As novicas do segundo ano Gilda e Ângela