Os dias 27 e 28 de Setembro foram muito ricos e bem cheios, porque no sábado teve lugar mais um Encontro do Grupo LEA, em Fátima, e como nos sentimos como uma verdadeira Família, é sempre muito bom encontrar-nos.
Como se envia a Síntese deste mesmo Encontro, quem gostar e quiser, pode ver um pouco do que lá se viveu e tratou. Claro que não dá bem para ver, ou melhor, para se sentir a amizade e o compromisso que caracteriza o Grupo, mas talvez se possa pressentir.
A escolha desta data já teve um propósito e foi o seguinte: que as pessoas que pudessem, ficassem depois para participar na Peregrinação Nacional do Rosário e da Família Dominicana. Só quatro puderam ficar, mas todas elas, partilharam no final, que tinham gostado muito.
No sábado de tarde, – falando já da Peregrinação – depois da apresentação dos Peregrinos e da saudação aos mesmos, há sempre um tempo cultural e festivo, em que vários Grupos de crianças e adolescentes ligados aos Colégios, Paróquias, ou Grupos, ligados aos Dominicanos/as, fazem atuações, consoante o tema da Peregrinação. Este ano era “ O Laicado dominicano e a Pregação”. Ao nosso Centro Social 6 de Maio, foi-nos pedido que apresentasse o “Estudo e os Leigos Dominicanos”.
Convidou-se um grupo de adolescentes da Sala de Estudo do Centro, a preparar e encenar o tema e um Voluntário, o Fernando Morais, disponibilizou-se para fazer um vídeo, que foi apresentado nessa tarde. Em representação do grupo que atuou, estiveram presentes a Sara e o Edmilsom, que puderam comprovar como o seu trabalho e apresentação tinha sido muito bem acolhido e elogiado. Claro que os outros Grupos também tiveram muito boas atuações. Foi de facto um bocadinho de tarde muito bem passado.
Outro momento muito bonito, foi a Vigília que teve lugar no centro Pastoral Paulo VI – tal como a sessão da tarde – no fim da oração do Terço e da Procissão de Velas e que terminou à meia noite. Esta Vigília teve momentos muito diversos, mas refiro somente a parte em que foi encenada a pequena multidão, proveniente das mais diversas culturas, povos, nações, etc., que ao longo destes 800 anos quiseram seguir Jesus Cristo, pelo caminho indicado por Domingos de Gusmão. Para esta encenação, os dois adolescentes do Bairro e os membros do Grupo Lea, que ficaram para a Peregrinação, também participaram de modo ativo e representaram vários povos. Duas delas vestiram-se de Irmãs e ficavam muito bem!
No geral a Peregrinação correu muito bem e isto graças à Equipa – bem reduzida – que a preparou e a quem quero dizer:OBRIGADO!
A participação nas celebrações oficiais do Santuário também encheram a alma e todas regressaram a casa mais ricas e com a alma bem cheia!
Ir. Deolinda Rodrigues