O Senhor ressuscitou verdadeiramente

Março 27, 2015

Queridas Irmãs.

Seguramente todas procuram viver com profundidade o tempo da Quaresma. Tempo de graça de conversão e renovação de uma vida de maior intimidade com o Senhor Jesus. O Senhor vem ao nosso encontro.

Quantos motivos temos para agradecer ao nosso Deus. Com Cristo Ressuscitado, começou para o Povo de Deus uma vida nova. Seja para cada uma de nós o começar de novo, deitando fora o fermento antigo ( o pecado e a mentira), deve ser pão «ázimo», liberto de todo o mal, de tal modo que nele transpareça sempre a presença do Espírito.

.Cristo nossa Páscoa venceu a morte. Ouvimo-lo a Paulo, clamando aos colossenses, com o sentido transfigurado que as palavras ganham no batismo dos crentes: «Vós morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a vossa vida se manifestar, também vós vos haveis de manifestar com ele na glória.» (Col. 3, 1-4)

O Senhor nos dá a oportunidade de celebrar novamente este ano, a Sua Morte e Ressurreição. Renovemos a nossa fé no nosso próprio, ‘’nascimento à vida plena’’ convencidas de que necessitamos caminhar, pessoal e comunitariamente, sempre com Jesus e como Jesus, que não haja nenhum obstáculo para o nosso caminho. Ao mesmo tempo pensando que a exigência e luta pela vida dos nossos irmãos /as está baseada na persuasão de que a Ressurreição de Cristo é o núcleo da nossa fé e a pauta do nosso comportamento, já que acreditar na ressurreição implica defender a vida dos mais frágeis, porque é neles nos pobres e abandonados, que devemos encontrar o Senhor, nos vivos, ameaçados de morte, é onde está o Cristo ressuscitado.

Que  a Páscoa seja para  o mundo inteiro, um dia de Paz, este mundo  dividido pela ganância de quem procura lucros fáceis, ferido pelo egoísmo que ameaça a vida humana e familiar – um egoísmo que faz prosseguir o tráfico de pessoas, a escravatura mais extensa neste século vinte e um. Paz para todo o mundo dilacerado pela violência ligada ao narcotráfico e por uma iníqua exploração dos recursos naturais. Paz para esta nossa Terra! Jesus ressuscitado leve conforto a quem é vítima das calamidades naturais e nos torne guardiães responsáveis da criação.

Este é um momento de alegria e de esperança para o mundo. Não calemos em nós as certezas da fé, nem privatizemos para nós a alegria da Páscoa. ‘’Sair sempre, com o amor e a ternura de Deus, no respeito e na paciência. (Papa Francisco)

 

Feliz Páscoa, Cristo ressuscitou

Aleluia, Aleluia

 

Abraça-vos com carinho

Irmã Maria Adelaide Varanda