O que te enche Coração

Abril 29, 2012

Muito queridas irmãs.
É com muita alegria que partilho convosco a semana Missionária realizada em Camarate Lisboa, do 10 a 18 de Março.

Antes de mais quero agradecer vossas orações, estou certa que também vós estivestes presente nesta semana de modo muito especial com a vossa oração a qual agradeço. A missão é de todas nós, de maneiras distintas.

Nesta animação missionária procuramos consciencializar as populações como pessoas batizados, leva-los também ao anúncio da Boa Nova e à conversão. Sensibilizamo-los para as necessidades dos que mais precisam e à inter-comunhão.

O objetivo desta semana missionaria foi apresentar a realidade da missão ad gentes, consciencializar o povo de Deus para sua responsabilidade missionária, informar e refletir sobre as situações de injustiça e exploração nas relações de uns para com os outros, um estilo de vida mais evangélico, partilhar os carismas das diferentes Congregações, propor a vocação missionária em todas as suas formas, às crianças, aos jovens e aos adolescentes.

Os encontros de animação realizaram–se nas diferentes paróquias, encontros com as crianças nas escolas, na catequese, com os jovens, e com os adultos nos seus próprios locais, e ainda com grupos e movimentos paroquiais já existentes. Os leigos foram o grande apoio desta semana. Também marcamos presença nas celebrações da Eucaristia e organizamos encontros de oração, Via- Sacra, e outras celebrações, dentro do Tempo Litúrgico que estamos a viver, a «Quaresma».

O Tema desta semana foi: «O QUE TE ENCHE O CORAÇÃO?» uma pergunta para todas nós, que no-la podemos fazer a nós mesmas. O que me enche o coração? Está nas nossas mãos.

A Comunidade paroquial de Camarate e nós equipo de Animação Missionária, procuramos «dar um rosto de dinamismo missionário à paróquia, nas palavras referidas pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, na abertura das atividades, o qual nos acompanhou em diversos momentos ao longo da semana.
Cada semana tem a sua beleza, em tudo o que vamos encontrar. Primeiro nas pessoas, e depois nas demais atividades que fomos realizando no trabalho de todos os dias.

A organização desta semana, foi da responsabilidade dos Missionário Combonianos
De toda a diocese vieram testemunhos de Irmãs missionárias consagradas e de missionários de diferentes Congregações, assim como um bom grupo de leigos.
Diariamente a população de Camarate que passou por perto da Igreja foi interpelada pela presença de duas tendas. Ao aproximarem-se era-lhes feito o convite, retirar uma das coisas que preenche negativamente o coração, ocupando o lugar de algo que o pudesse tornar feliz, capaz de dar vida a um coração novo.
Conscientes de que é necessário dar tempo para que a semente de Jesus possa entrar e nascer no nosso coração, foi oferecido a todas as pessoas um vaso com uma semente que cresceu ao longo da semana e foi trazido depois para a celebração de encerramento no último dia.

Foi muito bom poder participar nesta semana missionária, é um trabalho que entra dentro do nosso Carisma, e uma vez que a Província se comprometeu neste trabalho de animação missionária temos de dar resposta até que se possa a este trabalho.

Desejo a todas e cada uma das irmãs, continuação de uma boa Quaresma.
Um grande abraço para todas e cada uma das irmãs.

Lisboa 23 de Março de 2012.

Irmã Maria Adelaide Dias Varanda