O COLO

Junho 12, 2023

Nota: Foi-me solicitado que orientasse uma reflexão, num Encontro da Pastoral Sénior, na paróquia da Venda Nova, Amadora, sobre O COLO e segui, aproximadamente, o seguinte Esquema:

1.Introdução: A minha reacção quando me foi pedido o Tema:

  • Admiração: por me parecer que não era muito vulgar, mas sim criativo, original e interessante. Aliás, ao partilhar isso com várias pessoas, tiveram uma reacção idêntica.
  • Respondi: “rezo muitas vezes a pedir a Maria que guarde sempre o meu lugar nos Seu Colo e nunca me deixe sair de lá”.
  • Medo: por pensar que poderia não ser capaz de corresponder.

 

2.Visualisação das Imagens para nos inspirar (em silêncio)

 

3. Que palavras ou que sentimentos nos vieram ao coração e ao pensamento? Partilha

4. Oportunidade e actualidade desta reflexão: Foi o Dia da Mãe há uns dias apenas; estamos no dia seguinte aos dias 12 e 13 de Maio, quando Maria, mais uma vez, quis revelar todo o seu cuidado de Mãe, aqui na nossa Terra. Por outro lado como é visível e como se sente, na expressão e no olhar da multidão, o desejo de sentir o Colo de Maria; estamos no mês de Maio, mês de Maria, mês da Mãe; por outro lado, vemos com tanta frequência, nos nossos dias, imagens terríveis, de guerra e não só, que mostram que há tanta gente que precisa com urgência de um “Colo”

5 – Algumas frases bíblicas e outras:

5.1. Só quem já foi órfão, sabe o valor do Colo da Mãe.

5.2. O Colo da Mãe é como o Colo de Deus a acolher-nos: é um abraço de paz, de luz de aconchego.

5.3. O colo da Mãe é AMOR. Vejam como fica tão bem se trocarmos, em 1ª Cor. 13, 4-8 a palavra amor, por colo: “O Amor/Colo é paciente, o colo é bondoso. Não se inveja e não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura os seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor/Colo, não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade. Tudo sofre, tudo cré, tudo espera, tudo suporta. O Amor/Colo nunca morre.

5.4. Isaías 49, 15: “Uma Mãe pode esquecer uma criança que amamenta? Mesmo que ela se esqueça, Eu não me esquecerei.

5.5. Com laços de amor e de carinho, Eu os trouxe para perto de Mim, Eu os segurei nos braços como quem pega uma criança no colo. Eu me inclinei e lhes dei de comer Oseias. 11, 4

5.6. Estou descansado e tranquilo como uma criança ao colo da Mãe (Sl. 131)

5.7. “E, tomando uma criança, Jesus colocou-a no meio deles. Pegando-a nos braços, disse-lhes: “Quem recebe uma destas crianças em meu nome, a Mim me recebe” ( Marcos 9.36)

5.8. “Em seguida, Jesus tomou as crianças nos braços, impôs-lhes as mãos e abençoou-as” (Marcos 10.16)

 

6. Pergunta: depois de escutarmos estas frases bíblicas, podemos perguntar: qual é O COLO dos colos? Para ajudar na resposta, não esqueçamos que Deus é PAI e é MÂE e, por isso, ELE é o COLO.

7. Assim o COLO dos colos – o Deus Jesus – esteve vezes sem conta num outro Colo muito importante, que é o Colo de Maria. Podemos, até quase dizer, por isso, que o colo de Maria é, de algum modo, o COLO dos colos. Se pararmos um pouco e contemplarmos as imagens, até quase podemos escutar e sentir o que Jesus nos poderia contar, sobre as Suas vivências, quando estava ao colo da Sua Mãe.

Mas não esqueçamos e ninguém tenha dúvidas: Ele deu-nos esse Colo, porque nos deu Maria, Por Mãe!

8.Recordemos esse momento tão solene e significativo, que aconteceu uns minutos antes de morrer: “Ao ver junto de Si a Sua Mãe e o Discípulo que Ele amava, proclamou :“Mulher eis aí o Teu Filho; e olhando o discípulo disse: “Eis aí a Tua Mãe!”.

9. Este gesto de generosidade e gratuidade extrema de Jesus, merece um bom tempo de contemplação e de gratidão…

10. Vejamos agora, um possível paralelo entre o Colo duma Mãe – e há aqui tantas Mães cheias de experiência – e o Colo de Maria! Por outras palavras: Quando é que uma criança sente mais a necessidade do colo da Mãe, o que a faz até chorar muitas vezes e chorar com força?:

-. Quando está com fome e com sede – Primeiro temos que nos perguntar quais serão as nossas fomes e as nossas sedes profundas e se alguma vez as sentimos tanto que nos levassem a desejar o “Colo” de Maria? Espontaneamente, vem-nos à mente a afirmação de Jesus: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça”. Será que a nossa fome e a nossa sede de justiça, de paz, de fraternidade, de nos sentirmos todos irmãos e filhos do mesmo Pai, nos leva a procurar intensamente o Colo de Maria?

-. A criança chora pelo colo da Mãe, quando tem dores e está doente– Quantas vezes as nossas dores e os nossos sofrimentos nos levam mesmo ao choro? As nossas e a dos outros… É impossível descrever as tantas dores que vivemos e que vemos! Mas, sem dúvida, tocam-nos e mexem connosco. Incluamos, também, as imagens que, constantemente, os meios de comunicação nos mostram… Não é verdade que em todos esses momentos, de modo  espontâneo, viramos o nosso olhar para Maria, querendo e desejando que Ela nos e os acolha no seu colo? Penso que até os não crentes o fazem, embora não saibam que é o Seu Colo que desejam e necessitam!…

-. Outra razão que leva a criança a correr para o colo da Mãe, e muitas vezes também com choro, é quando ao caminhar se sente cansada, esgotada, com sono. Quem de nós, em circunstâncias similares, ainda que de outro âmbito, não fez já, exactamente, isso de desejar e experimentar descansar, serenar, no Colo de Maria? E que experiências bonitas tantos de nós podíamos partilhar.

-. Outra situação em que a criança busca o Colo da Mãe, é quando sente medo, ou se sente insegura, pelo escuro, por não conhecer as pessoas, os lugares. O medo é algo que não atinge só as crianças, mas em qualquer idade, a todos e a todas e muitas vezes de modo muito intenso. Se não fosse assim, Jesus não repetia vezes sem conta, “não tenhais medo”, conforme vemos nos Evangelhos! Ao sabermos que para muitos dos nossos medos, não há saída, nem remédio, humanamente falando, não temos outra saída, se não procurar algum remédio de outro modo. Nestes momentos, nunca esqueçamos que o Colo de Maria pode ser e é o nosso Refúgio, o nosso abrigo que nunca falha.

-. E as crianças filhas de Famílias, destruturadas, desfeitas, sem valores, sem ambiente, sem amor; e as que são vítimas de abandonos, de maus tratos, de maus exemplos, de abusos de todo o tipo; as traficadas e vendidas, maltratadas e passam toda a espécie de sofrimento, que procuram um colo e não o encontram? Imaginemos e soframos com elas! Mas alegremo-nos também, porque sabendo nós que Deus tem preferência absoluta pelos mais pobres, pelos que mais sofrem, e Maria de igual modo, são essas crianças que têm o lugar preferido no Colo de Maria, embora não o saibam. É Missão nossa ajudá-las a sair dessa situação e consola-las dizendo-lhes que esse Colo nunca lhes falha. Que grande e tão urgente missão a nossa, meu Deus!…

-. Finalmente, para não nos alongarmos, terminemos com as imagens que temos de crianças sentadas no Colo da Mãe em ambiente de alegria, de festa, de riso, de brincadeira, à vontade, em que a criança puxa as bochechas à Mãe, os cabelos, lhe dá beijos, faz partidas, conversa e conta fantasias. Já algum de nós teve e tem experiências e vivências do género, sentindo-se no Colo da nossa Mãe Maria? Acho que é MUITO BOM que o tentemos e façamos tudo para que aconteçam situações do género. É que Maria é a Mãe da Alegria, do Sorriso, da Festa, do Amor, da Liberdade, da experiência e do conhecimento mais perfeito e mais completo de Deus e Deus é isso Tudo e muito mais! É uma pena que concebamos e deixemos passar, com tanta frequência, outras imagens negativas de Deus, quando ELE é a suma Festa e Felicidade! Não concebemos o Céu como uma vida plena de felicidade?! E o Céu é Deus!… Colocados no Colo da Mãe, peçamos-Lhe que nos conceda esta visão e esta certeza de como é Deus e desejemos transmiti-la aos outros. Que sejamos missionários/as da alegria, porque a alegria do cristão, é a melhor maneira de “dizermos” quem é Deus.

11. Terminemos, como não podia deixar de ser, com uma oração e uma oração sincera para : 1. Pedir e apresentar ao Senhor, por meio da Sua e nossa Mãe, todas as pessoas, de qualquer idade, que neste momento estão a sofrer e precisam do conforto, do carinho, da ternura dum COLO. Que Maria seja esse Colo e que nós todos, desejemos e tudo façamos para o ser, também, para os outros, apesar da nossa idade e eventuais  limitações. Avé Maria! 2. Dar GRAÇAS A DEUS, por ELE ser o COLO dos colos e por Ele o querer materializar e concretizar, dando-nos o Colo de Maria! Já pensamos na grandeza deste DOM que Deus nos dá? Não esqueçamos de Lho agradecer muitas vezes e sempre.