há cerca de dez anos, conheci o Jardim Flori. Tinha completado os dezoito anos de idade e iniciado a licenciatura em psicologia. Por sugestão de uma pessoa amiga, que sabia que o colégio procurava uma colaboradora para ficar com as crianças no final da tarde, dirigi-me ao Jardim Flori e conversei com a Madre Margarida.
No primeiro ano, comecei por trabalhar duas horas. E ao fim de cinco anos, trabalhava no colégio quase toda a tarde, confiando a Madre Margarida no meu trabalho não só junto das crianças, mas também nas visitas de estudo, na secretaria ou na substituição temporária de educadoras ou professoras.
Durante estes cinco anos, conciliei as aulas na universidade com o Jardim Flori. Foram anos de muito trabalho e empenho. Em ambos os contextos vi sempre o meu esforço e a minha dedicação serem reconhecidos. Depois de concluída a licenciatura, era necessária uma formação mais prática na área da psicologia. O afastamento do colégio era inevitável, uma vez que este novo desafio profissional exigia uma disponibilidade total. Assim, deixei o Jardim Flori, tendo sido assumido o compromisso de que um dia regressaria ao colégio.
Os três anos seguintes traduziram-se numa contínua aposta na formação, através de estágios, pós-graduações e um mestrado, permitindo-me o aperfeiçoamento de competências como profissional de psicologia. Passados esses três anos, regressei ao Jardim Flori. Este regresso foi para mim a concretização de um sonho pessoal e profissional. Atualmente, estou a trabalhar como psicóloga no colégio, tendo contado com a colaboração de todos os agentes educativos no processo de construção do serviço de psicologia.
O Jardim Flori é mais do que uma instituição de ensino. É uma casa onde os saberes e os valores são transmitidos às crianças e partilhados entre todos, com amor e alegria. Acredito que esta cumplicidade e esta familiaridade são o que melhor caracterizam o colégio. Esta generosidade acontece diariamente e surge reforçada nas celebrações e festas que acontecem ao longo do ano letivo, como a festa de natal, onde alunos, famílias e toda a comunidade escolar confraternizam.
Para mim, trabalhar no Jardim Flori tem sido uma experiência maravilhosa. Nos últimos dez anos, o colégio proporcionou-me muitas concretizações pessoais e profissionais. Sempre procurei retribuir a confiança que depositaram em mim com responsabilidade, empenho e motivação no exercício da minha atividade profissional. Recentemente, iniciei o doutoramento em psicologia e procurei adequar o projeto de tese às áreas de interesse do colégio. Deste modo, pretendo-me especializar na área da psicologia do desenvolvimento e educação da criança, com o objetivo principal de dar um meu contributo ao colégio e continuar a construir e melhorar o serviço de psicologia do Jardim Flori.
Ana Filipa