Queridas irmãs
Cá estamos de volta! Para fazer ressonância do que tem sido o nosso curso de Outubro a Novembro.
De 22 de Outubro a 15 de Novembro com a nossa querida irmã Trini reflectimos sobre a ESPIRITUALIDA e VIDA FRATERNA. Centramo-nos na Espiritualidade quer a nível de Jesus, quer a nível dos nossos fundadores e congregação, como fundamento essencial da vida das Missionarias Dominicanas do Rosário.
A medida do cultivo da nossa espiritualidade, será a medida da nossa relação com Deus e com aos irmãos (comunidade). Concluímos com um dia de encontro connosco e com Deus, tendo o episódio da mulher Samaritana como centro da nossa reflexão. Assim como a mulher Samaritana, estamos convidadas a manter uma relação íntima com Deus e beber do poço da Espiritualidade dos nossos fundadores.
O grupo CPVP 2012 depois do encontro com a Irmã Trini, saiu para uma das zonas mais a norte do país, com o objectivo de manter contacto directo com o trabalho de missão levado a cabo pelas nossas irmãs, naquele recanto de Moçambique.
Depois de dois dias de caminho, avistamos a cidade de Quelimane, aqui podemos observar como as irmãs inseridas na vida pastoral, catequética e social do povo, dão o máximo de si em prol da transformação do meio em que vivem e da vida das pessoas.
Milange foi o nosso destino seguinte. Fizemos uma paragem obrigatória em Téngua lugar onde as nossas primeiras irmãs destinadas a Moçambique em 1959, começaram a sua missão. Foram momentos emocionais profundos e admiráveis… …!
De regresso a Maputo, passamos uma noite e um dia em Inhassoro, distrito onde temos uma comunidade. Simpática e acolhedoramente fomos recebidas pelas nossas irmãs que minuciosamente nos puseram em contacto com o mundo do seu trabalho. Tal como em Quelimane tocou-nos profundamente o espírito da entrega e sacrifício das nossas irmãs na missão. Depois de muitas emoções vividas pela viagem a Norte, foi importante fazer uma paragem para alimentar o espírito. Assim, juntando-nos as irmãs da Vigararia de Nossa Senhora da Anunciação e as irmãs Dominicanas da Imaculada Conceição, tivemos 5 dias de retiro. Orientadas pela nossa irmã Raquel Gil, reflectimos sobre AS EXIGÊNCIAS DO SEGUIMENTO DE JESUS. “Seguir Jesus implica deixar tudo, numa entrega sem medidas, radical e permanente”, assim nos exortava a irmã Raquel.
Dando sequência ao ciclo da nossa formação, tivemos o desaire de não termos entre nós a nossa irmã Ângela para o módulo seguinte. Mas como mulheres fortes e invencíveis que não se deixam abater pelas intempéries da vida, deitamos mãos aos recursos tecnológicos. Assim através do SKYPE tivemos as nossas sessões de formação sobre A MULHER NA BILBIA E A NOSSA OPÇÂO PELOS POBRES com a nossa Ir. Ângela, ela em República Dominicana e nós em Maputo! Fomos convidadas a ler a Bíblia desde uma perspectiva feminina e a abraçar os pobres como irmãos de sangue, tudo isto só será possível se tivermos o nosso “jardim interior” cultivado.
Os nossos sinceros agradecimentos do mais profundo do nosso coração, às irmãs de Quelimane e Inhassoro pelo amor, acolhimento e carinho com que nos receberam. Reconhecemos terem sido dias em que vivemos com autenticidade os valores da fraternidade, sentindo-nos como verdadeiras irmãs.
Às irmãs Trini, Raquel e Ângela que nos ajudaram a aprofundar o nosso amor a Deus e o nosso compromisso aos irmãos.
MUITO OBRIGADA!!! Mil bênçãos de Deus são os desejos do grupo CPVP 2012.
Nanda, Antónia, Juleca, Pui, Sequeira e Delfina.