Notícias de Mozambique

Abril 29, 2012

Retiro anual

Nem 900, nem 1800, nem 2100 km a serem percorridos pelas irmãs, puderam impedir, à quase totalidade das irmãs da Vigararia, de participar no retiro anual, programado previamente, entre os dias 17 e 22 de Julho. Foi necessária, muita persistência e criatividade, para conseguir a dispensa do trabalho profissional e para deixar as responsabilidades que assumimos nas obras sociais e pastorais, devidamente entregues, tendo em conta de que se tratava de uma ausência de duas semanas! Como sabeis após o Retiro seguia-se a XI Assembleia Electiva da Vigararia.

Demos início ao Retiro, sentindo vivamente a necessidade de uns dias de silêncio, de descanso e de rever o nosso itinerário de encontro com Deus e connosco mesmas. Foi por isso que imediatamente se criou um ambiente propício e saudável para viver o que todas desejávamos. As condições propícias de uma casa de retiro de religiosas concederam-nos o resto.

No entanto, temos de reconhecer que a proposta que nos foi feita pelo Padre Álvaro Lopez, Missonário da Consolata veio igualmente ao encontro de cada uma. Acreditamos que, pela acção do Espírito, cada uma o “acolheu na sua língua” e sentiu a sua presença que regou o estéril, aqueceu o frio, consolou e encheu de plenitude os germes de vida.
Todas reconhecemos o trabalho que fez o Pe. Álvaro para ler a vida dos nossos Fundadores e penetrar no espírito dos últimos documentos que temos estudado, relacionados com a reestruturação. Tudo contribuiu para que a sua proposta de oração e reflexão, se aproximasse tanto a nós e, de alguma maneira, fosse uma preparação para a Assembleia

Ficámos contentes e com a confiança de que os bons propósitos que fizemos nos ajudam a crescer, não só em idade, mas também na sabedoria diante de Deus e ao serviço do povo.

 

 

 XI Assembleia Electiva

A Assembleia anual da Vigararia decorreu entre os dias 23 a 31 de Julho com a participação da totalidade das irmãs que formamos a Vigararia. A partir do dia 28, as irmãs delegadas das comunidades e as irmãs do Conselho da Vigararia, deram continuidade, segundo às nossas normas, aos trabalhos de eleição das irmãs do Conselho e à aprovação do Plano de Trabalho estudado previamente por todas.

Durante os três primeiros dias, a Irmã Conselheira Geral, Delegada para África, a nossa irmã Raquel Gil, apresentou-nos o conteúdo do Capítulo geral, recentemente celebrado.

Foi um tempo de graça para todas, porque através da partilha viva e entusiasmante de Raquel, sentimos que alguma coisa nova estava a nascer no meio de nós. A verdade é que ficámos tocadas e apanhadas pela proposta de revitalizar o nosso Carisma, de viver a nossa identidade missionária criativamente e da nova proposta de governo.

Não temos dúvida de que este encontro marcará um antes e um depois para a vida da Vigararia. Afinal, o que nos é proposto não vem ao encontro daquilo que sonhamos ser e fazer? Teremos motivos para não aderir com todas as nossas capacidades e possibilidades a este itinerário congregacional? Qual será o obstáculo que nos poderá impedir de entrar em processo?

Tanto no Retiro como na Assembleia, nos “perseguia” a cada passo o texto do Profeta Isaías e, não era fácil resistir, por isso ainda agora o partilhamos convosco: “Quem será o meu mensageiro, a quem enviarei… Eis me aqui, envia-me a mim”.

Tal vez seja do vosso conhecimento, o resultado das eleições. Foi eleita para coordenar a Vigararia a Ir. Odete Miguel Henriques, para administração a Ir. Olinda Mbunia, para secretaria a Ir. Maria Auxiliadora Hernández e conselheira, a Ir. Idalina Filipe.

Vos pedimos a vossa oração e apoio fraterno para que na Vigararia nos mantenhamos fiéis ao Carisma neste processo de reestruturação iniciado em toda a Congregação.
E não podemos deixar de expressar o que foi sentimento comum de todas e tantas vezes manifestado, de uma maneira especial na oração: a imensa gratidão e agradecimento à nossa querida Província pela solidariedade recebida, de tantas formas sentida. Bem hajam queridas Irmãs!