O Natal já passou, mas eu queria partilhar com todas as irmãs, uma experiência vivida nestas datas.
Na terceira semana de Dezembro e últimos dias antes das férias do Natal os alunos queriam saber como se vive o Natal em Espanha. Depois de falar dos comes e bebes dessas festas, passámos a coisas “serias” destas datas.
Muitas foram as perguntas sobre o dia do Nascimento de Jesus. O ano zero da nossa era, o nosso calendário que se conta a partir da fundação de Roma… E a festa do Sol que celebravam em Roma, passou a ser a festa de outro Sol, que é Jesus, Luz do mundo.
Falámos também da história do presépio, “inventado” por S. Francisco, da missa do Galo, do Pai Natal, da árvore de Natal etc. A nossa conversa foi muito longa e participada.
Terminamos, com a reflexão do Evangelho de S. Lucas… o sentido da presença dos pastores, a partilha com os mais pobres, e com a reflexão do Evangelho de S. Mateus, a presença dos Magos, o acolhimento aos estrangeiros.
Quando voltei de férias, esperavam-me, no dia 6 de Janeiro, para celebrar e recordar tudo o que tinham vivido nestas festas. À roda de um bolo rei partilhámos a memória do Natal, como o tínhamos vivido, os momentos mais significativos, os encontros familiares. E o que mais gosto e me anima é a amizade, a solidariedade e a preocupação mútua entre os alunos, (todos já idosos) que vejo crescer dia a dia.
Irmã Natividad Fernández