Moçambique: Partilhando a experiência do jubileu com as comunidades cristãs

Abril 17, 2011

Na última Assembleia da Vigararia, demos início ao Ano Jubilar, evocando a memória dos 50 anos de presença das irmãs em Moçambique (1959 – 2009). Nesse mesmo encontro, decidimos que esta experiência que desejávamos viver, tanto a nível pessoal como comunitário, seria bom partilhá-la também com as comunidades cristãs com as quais trabalhamos.

Animadas por este espírito, a nossa comunidade do Chirangano preparou-se para reflectir e celebrar a riqueza bíblica que encerra o Ano Jubilar, com as 4 Comunidades que normalmente acompanhamos: Icidua, Torrone Novo, Bairro de Janeiro e Chirangano,
Começamos por nos preparar comunitariamente, distribuindo as tarefas. Cada uma das comunidades cristãs acolheu muito bem esta iniciativa que para eles era cheia de novidade.

Esta partilha realizou-se na celebração dominical na qual participamos todas as irmãs da comunidade. Na hora da homilia uma irmã que não era a que habitualmente acompanha a comunidade, explicava o sentido bíblico do Ano jubilar e o seu significado na celebração dos 50 anos de presença da Congregação no nosso País. Este conteúdo era o que tínhamos reflectido juntas. Ajudou-nos muito o uso de uns cartazes que foram elaborados a nível da Vigararia e distribuídos por todas as comunidades, que continham
frases curtas com as ideias principais e desenhos alusivos.

Sentimos muito acolhimento e interesse da parte de todas as pessoas. Participavam activamente fazendo perguntas e observações muito pertinentes. Fizeram-nos sentir como em família pela sua adesão e manifestações de apreço pelas primeiras irmãs e por todas.

Este mesmo ambiente prolongou-se no fim da celebração eucarística, em que vários grupos de pessoas permaneceram conversando connosco sobre este tema. Cantamos e dançamos como não podia deixar de ser, quando se trata de uma festa.

Todas avaliamos como muito positiva esta iniciativa e ficámos muito contentes de como as pessoas a acolheram; Custou-nos um pouco a preparação mas a verdade é que nos enriqueceu muito mais. É assim como vamos avançando no caminho da festa do encerramento do Ano Jubilar, que será no dia 6 de Dezembro, em Milange, na localidade de Tengua, a nossa primeira missão.

Bem gostaríamos que todas as irmãs pudessem estar presentes neste momento. Mas não pomos de parte este sonho, porque temos a certeza de que, mesmo desde a distância, estareis connosco. Não é verdade Irmãs?!
Desde agora já contamos com o vosso apoio solidário e fraterno.
Bem-haja!

Comunidade S. Martinho do Chirangano (Quelimane)