Memória dia 3 de junho 2016

Junho 5, 2016

Na oração de Laudes, no dia do Sagrado Coração de Jesus, fomos convidadas a contemplar a imagem do Sagrado Coração de Jesus que estava sobre o altar, imagem que foi resgatada da casa das nossas irmãs Mártires do Congo, porque representa para nós uma relíquia que nos une de uma maneira particular a elas, aos nossos antepassados, testemunhas vivas deste grande Amor de Deus para a humanidade. Também fomos convidadas a refletir sobre alguns números das nossas Constituições que nos falam da nossa identidade: Carisma e missão, que nos legaram os nossos Fundadores Ramón Zubieta e Ascensión Nicol. Ao ter em conta neste dia as nossas Constituições, queremos aprofundar no seu espírito, para não esquecer no trabalho de aprovação do Plano Capitular que faremos hoje, que é Jesus quem nos chama e conta conosco para a missão de proclamar o Evangelho e contribuir na construção do Reino, no amor e na esperança. Também com a meditação das nossas Constituições queremos louvar a Deus, pelo que fez por nós e por toda a Criação que colocou nas nossas mãos para cuidá-la. 

Na sala leram-se as saudações e cartas recebidas das irmãs que, com muita alegria e agradecimento, nos seguem animando nestes últimos dias do Capítulo.

Posteriormente, Marisa deu as indicações do dia, dizendo que primeiro se faria a leitura e revisão do Documento Final e os Acordos, para realizarmos a votação correspondente a estes documentos.

A leitura dos Documentos desenvolveu-se num clima de participação e diálogo, reafirmando os conteúdos plasmados nele.

Na última hora da tarde, terminamos com a votação do Plano Geral e dos Acordos Capitulares.  Informou-se que a avaliação vai ser realizada no sábado, num clima de oração, dando por terminadas as sessões do Capítulo 2016. No sábado à noite, depois do jantar vamos partilhar um espaço celebrativo e de festa junto com as irmãs da Comunidade de Acolhimento e as Comunidades de Arturo Soria, as quais nos trataram com muito carinho e estiveram sempre pendentes para oferecer-nos tudo o que necessitávamos.

No domingo, o Capítulo Geral será clausurado com uma Eucaristia Solene que partilharemos junto com todas as irmãs das Comunidades de Madrid e alguns convidados especiais.

{phocagallery view=category|categoryid=38|limitstart=0|limitcount=0}