Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida. (Confúcio)
Parece que foi ontem que tudo começou de novo, receber as crianças, decorar as salas, planificar novas atividades e no entanto já passou mais um ano letivo.
Quando se trabalha com gosto, empenho, responsabilidade e satisfação os frutos nascem e crescem de forma natural e espontânea. É desta forma que os colaboradores do Centro Social 6 de Maio encaram o dia-a-dia e dão o seu melhor a quem partilha a missão da instituição. É bastante gratificante olhar para traz e observar o percurso e a evolução de todo o trabalho que foi realizado a todos os níveis, nomeadamente, estrutura física do edifício, equipamentos, novos projetos que foram implementadas e sobretudo a evolução do desenvolvimento das crianças e jovens que acolhemos durante mais um ano.
O fato de sermos uma instituição relativamente pequena traz-nos inúmeras vantagens, das quais nós retiramos o máximo de benefícios a favor do bom funcionamento de todas as atividades. Deste modo, foi possível realizar novas e diferentes atividades ao longo do ano com a colaboração direta dos pais/familiares, utentes e mesmo da própria comunidade; um acompanhamento individualizado, com conhecimento de causa, dos acontecimentos que foram surgindo na vida de cada um e uma maior entreajuda e generosidade nos gestos de quem compõe esta grande família. Foi um ano onde trabalhamos muito para implementar uma escola com uma cultura de trabalho, tolerância e aprendizagem, sustentada na reflexão sistemática, aberta à mudança, com uma visão partilhada que estimule a criatividade, o conhecimento e o compromisso na busca de objetivos comuns, na aprendizagem ao longo da vida e na capacidade do trabalho cooperativo.
Embora se tenha feito muito, ainda há muito mais para fazer e é no futuro que a equipa de profissionais do Centro Social já está a pensar, é como se costuma dizer, tudo o que um sonho precisa para ser praticado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.
Professora Maria João