Festa da Madre Fundadora – Comunidade da Venda Nova 2012

Abril 27, 2012

Boas Festas no dia da nossa Madre Fundadora Beata Ascensão Nicol

 

 

A força mostra-se na debilidade.
M. Ascensão encarnou 
e implementou
o ideal missionário:

viver ao serviço dos empobrecidos

 

 

Muito queridas irmãs.

Como é do conhecimento de todas, o Conselho Provincial fez a visita Canónica e a aprovação dos Projetos comunitários, a todas as comunidades da Província, entre os meses de dezembro e janeiro.

Desde então muitos acontecimentos se têm vindo realizando, e o mais importante foi a presença do Pe. Felicísimo no meio de nós. Com uma grande riqueza Teológica e seu testemunho de vida, ajudou-nos a refletir sobre a importância da nossa Consagração na Congregação e na Igreja.

Quais são as motivações, convicções, que nos impulsionam a viver o Espírito de Jesus? Uma Espiritualidade baseada na Fé, que nos convida à mudança, novas formas de estarmos juntas, porque a verdadeira mudança implica renúncia, é um desafio, por isso chega o momento de se tomar consciência de que nos falta muito caminho, porque não é possível estabelecer a reestruturação sem a força da graça interior, disponibilidade, enraizada na fé e na oração. A extraordinária metáfora da imagem da casa construída sobre rocha e a casa construída sobre areia, meditar sobre a fé como único fundamento da nossa vida religiosa, como fonte última da espiritualidade. ( Mat 7,21-27)

Ao celebrarmos a festa da nossa Beata Ascensão Nicol, faço referência ao Salmo 130:’’ O homem de fé aguarda pelo Senhor mais que a sentinela pela Aurora. Esta deve ser a nossa experiência como eleitas de Deus a olhar o mundo na sua verdade, sem nos deixarmos abater pelas tribulações. Por isso convido-vos a viver a festa da Madre Fundadora com uma atitude de confiança, convencidas de que somos escolhidas por Deus para uma missão dentro da história da Salvação. Que nossos projetos pessoais e nossas pequenas ações, nos levem ao grande projeto de Deus. Só assim transformaremos o nosso mundo. Procuremos adquirir o verdadeiro espírito dos nossos Fundadores. Eles nos indicaram o caminho para a missão.

Fraternalmente

Lisboa 7 de Fevereiro de 2012

Irmã Maria Adelaide Varanda