No dia 11 de janeiro do ano de 2025, teve lugar, na Casa de Nossa Senhora das Dores, do Santuário de Fátima, o 66º Encontro do GRUPO LEIGOS EM ASCENSÃO – LEA.
Presencialmente participaram: Alexandra Augusto, Ana Margarida, Ana Miranda, Ana Palmar, Amélia e Fernando, Bia e Duarte, Cristina, Daniela, Fátima (Lisboa), Fátima (Porto), João, Catarina e Mariana, Manuela e António, Rita, Sílvio, Aurora, Camila e Guiomar e Ir. Deolinda. Via whatsapp, a Helena (Coimbra) e a Alexandra (Porto).
Depois do acolhimento e das saudações, deu-se início ao programa, tendo sido saltada a habitual partilha de notícias, pois o programa era extenso. Começou-se com a ORAÇÃO JUBILAR, que a Amélia trouxe e partilhou, e com a leitura da passagem bíblica sobre a SABEDORIA, que serviu de introdução ao tema do Encontro: A IGNORÂNCIA.
O Encontro foi composto por duas vertentes: No primeiro momento, da parte da manhã, visualizou-se uma entrevista, seguida de debate e comentários, e da parte da tarde, um teatro representativo do julgamento, pela Inquisição, de Galileu Galilei e de Giordano Bruno. Terminou-se com a partilha feita pelo Fernando da viagem planeada à Guiné e pela Ir Deolinda da história dos Dominicanos, o agendamento do PRÓXIMO ENCONTRO para 17 DE MAIO e para vivência do ano Jubilar.
Do Encontro, destacaram-se, entre outros, os seguintes aspetos: a busca da verdade, capacidade de pensar, de escolher, sentido crítico, capacidade de análise, de visão analítica e de conjunto; mas também, a bênção que pode ser a ignorância e o que isso revela da profundidade do conhecimento.
O Tema da SINODALIDADE foi salientado pela Ir. Deolinda lembrando a importância da participação de leigos numa Igreja que se revela movida a duas forças, uma mais conservadora e outra mais aberta. Neste contexto, informou sobre um CICLO DE CONFERÊNCIAS no âmbito dos 750 anos da morte e 700 anos da canonização de S. TOMÁS DE AQUINO, que terá lugar no Convento de S. Domingos, este ano.
Houve um tempo para se ir saudar Nossa Senhora, a seguir ao almoço.
Acabou-se o Encontro com um delicioso e descontraído lanche, não só porque o encontro e a sua preparação foram bastante intensos, mas muito produtivos e bons.
Fátima, 11 de janeiro de 2025
Leigos em Ascensão – LEA
Ordem Pregadora