LEA – RESUMO DO ENCONTRO Nº 58

Outubro 13, 2020

No dis 5 de Outubro de 2020 o Grupo LEA -Leigos em Ascensão -, realizou o seu 58º Encontro que, devido à pandemia, causada pelo COVID 19, teve que ser via ZOOM. Foi a primeira vez que no Grupo se utilizaram estas novas tecnologias, e resultaram bastante bem, graças à experiência dos participantes e, sobretudo, graças à Fátima, a quem foi pedido que gerisse a parte técnica.

Foi um Encontro bom, sem dúvida, mas não há nada que chegue aos encontros presenciais, pois nada substitui o abraço, o riso franco, o à vontade…Foi o possível! Estiveram presentes: a Fátima, a Xana e o Vicente, a Lena e o Edgar, a Ana Margarida e a Ana Palmar, o Tó e a Irmã Deolinda. Também vimos a Helena Fernandes, mas depois afastou-se, porque não conseguia ouvir. Houve alguns que justificaram a sua ausência, alguns por não terem essa aplicação e a Laura, por exemplo, por estar a trabalhar. Foi muito bom ver-nos e deu para matar algumas saudades.

É de assinalar que este Encontro teve lugar, precisamente, no dia em que a Congregação das Missionárias Dominicanas do Rosário, celebra os 102 anos de nascimento e recordou-se o significado que o mês de Outubro – mês Missionário e mês do Rosário – tem para a Igreja em geral, mas para a Congregação em particular.

Começamos por partilhar a oração que mais nos acompanhou nestes tempos difíceis que vivemos, começando o Tó por rezar a oração do Grupo LEA, dirigida a Deus, por meio de Mons. Zubieta e Ascensão Nicol. A Fátima apresentou um vídeo com uma oração/canção, muito bonita, que inspira confiança e ânimo. Todos a podem ouvir e ver, pois a Fátima já a mandou para o e.mail de todos. A Lena e o Edgar, rezaram a oração dos Bispos da Europa, feita para estes tempos de pandemia. A Ana Palmar ajudou-nos a rezar com uma reflexão do Cardeal D. José Tolentino Mendonça e a Ir. Deolinda aproveitou a oportunidade para dar a notícia que, no próximo dia 14 de Novembro, o referido Cardeal vai entrar, oficialmente, na Ordem Dominicana, numa Celebração a ter lugar no Convento de S. Domingos, em Lisboa. A Ir. Deolinda partilhou que sua oração foi a Mons. Zubieta, pedindo a sua intercessão a favor da Filipa Carrilho, trabalhadora do Centro Social e doente de cancro e nela apresentava ao Senhor todos os doentes não COVID que não tiveram e não têm o necessário atendimento médico.

O momento da partilha sobre o que tem sido mais difícil e o mais gratificante que cada um/a tem vivido, desde o início do confinamento até hoje, foi um momento muito rico pois foram experiências e vivências muito pessoais e/ou familiares. E quando são partilhas deste tipo, são sempre muito vivas e sentidas, geralmente profundas e ricas. Por ser assim, eu nem me atrevo a descrevê-las. Uma conclusão se tirou: Não há nada que seja muito mau, que não tenha aspectos positivos, sendo o contrário também verdade.

Tivemos pouco tempo para o momento da partilha sobre a experiência das celebrações, sobretudo da Celebração da Eucaristia, em tempos das Igrejas fechadas e depois destas abrirem e reiniciarem as referidas Celebrações, pois chegou depressa o fim do 2º período gratuito do Zoom e terminamos. Porém ainda houve tempo para se dizer que parece ser geral, verificar-se que estão a participar as pessoas mais velhas nas Eucaristias e não a gente mais nova, quando se apontava/desejava que fosse o contrário. Será que os mais novos têm receio de contaminar os mais velhos? Ficou a pergunta.

Quanto ao próximo Encontro ficou marcado para Janeiro de 2021 e mais próximo ver-se-á em que moldes. Pensamos que poderá ser difícil ser já presencial

Com um beijinho grande e muito amigo para cada um/a

Lisboa, 5 de Outubro de 2020

Ir. Deolinda Rodrigues