LEA: Resumo do encontro nº 44

Abril 2, 2016

No dia 5 de março teve lugar, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, Fátima, o Encontro nº 44 do Grupo LEIGOS EM ASCENSÃO – LEA – estando presentes: Tó, Ana Margarida, Amélia, Fernando, Arminda, Bia, Lena, Xana, Luís (marido da Xana e a primeira vez que participa), Daniela, Paula, Irs. Inocência e Deolinda. Total: 13

 

Depois das saudações e das notícias do primeiro momento, fomos todos motivados para uma oração pessoal e convidados a aproveitar assim o tempo até à hora do almoço. Para apoio dessa oração, foram dados um guião com textos e cânticos e a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma deste ano 2016, para quem quisesse utilizá-los.

No intervalo do almoço ainda deu para vermos as lindas provas das fotografias do casamento da Xana e do Luís.

A tarde foi quase toda preenchida com a partilha livre e espontânea que cada um/a fez sobre a manhã. Foi, sem dúvida, um tempo especialmente bom e rico em que pudemos experimentar e “tocar” a presença de Deus, a profundidade, a fé, a verdade, a confiança mútua, que permitiu a partilha de algumas fragilidades, pois todos nós as  temos, a generosidade e a disponibilidade do grupo. Foi MUITO BOM, mesmo, e valeu muito a pena.

Apesar do tempo já não ser muito, ainda se falou, sugeriu e/ou decidiu o seguinte:

– O próximo Encontro será no dia 18 de junho. O local poderá ser Fátima, ou na Quinta dos Afetos, na zona de Aveiro. Se for aqui, seria a Fátima e os membros do Porto a preparar o Encontro. Se for em Fátima, a Ana Margarida e a Amélia ofereceram-se para o preparar.

-Foi lida uma Mensagem enviada pela Irmã Mafalda a dar-nos conta do Encontro que está a ser organizado pelas nossas Irmãs, em Moçambique, para os dias 23, 24 e 25 de setembro em Inhassoro, no Centro de Moçambique, para os diferentes Grupos de Leigos que estão unidos, naquele País, às Irmãs e à Família Dominicana. A Irmã Inocência falou-nos da realidade destes Grupos, dos objetivos deste Encontro, da maneira como estão a organizá-lo e das dificuldades maiores que têm para o concretizarem. A propósito disto, a Ir. Mafalda, na mensagem enviada ao nosso Grupo, dizia-nos da imensa alegria que seria se o nosso Grupo pudesse estar lá representado por alguém e pedia-nos que fizéssemos os possíveis para se conseguir ajudas económicas, a fim de ser possível a concretização do referido Encontro, uma vez que as pessoas que vão participar, não têm qualquer possibilidade económica de cobrir os gastos do mesmo. Neste sentido deram-se as seguintes sugestões: fazer um filme/vídeo do nosso Grupo para nos fazer representar e vermos entre todos, através das comunicações por e.mail, como poderemos angariar alguma ajuda económica. Assim que temos que pôr mãos à obra, pois Setembro chega depressa.

-Além de se ter informado que nós, Irmãs, vamos ter em Maio, um Capítulo Geral, em Madrid, falou-se e comentou-se a celebração dos 800 anos da fundação da Ordem Dominicana que ocorre este ano, e informou-se de algumas atividades já planificadas, – como o Passeio que vai ter lugar nos próximos dias 23 Abril, em S. Domingos de Fontelo -, para celebrar esta grande efeméride. Neste sentido foi ainda sugerido que se estudasse e refletisse sobre os grandes princípios e rasgos da Ordem de S. Domingos e ver como podem ser vividos hoje.

Ainda que rapidamente falou-se como é importante e boa a nossa já prática do envio das mensagens semanais. Força para continuar

Claro que o dia terminou, como é habitual, com um rico e abundante lanche

A Xana ofereceu-nos as duas seguintes fotos que registam os pontos fortes do dia: a oração e a preparação do lanche convívio que sempre é, também, um momento muito bom

Fátima, 5 de março de 2016

Ir. Deolinda