LEA – Encontro nº. 63

Setembro 14, 2022

Queridos AMIGOS DO GRUPO LEIGOS EM ASCENSÃO.

Escrevo no dia 31 de agosto, último dia deste mês tão especial e simpático, mesmo para quem teve que trabalhar durante o mesmo. Que ele tenha sido MUITO BOM para todas/os – apesar de, com muita pena nossa, sabermos que, pelo menos para a nossa Lena,  não o foi! -, e que tenham podido descansar.

Mas a vida não pára e amanhã já se volta, praticamente, à vida normal. FORÇA, ÂNIMO e CONFIANÇA, pois se estas virtudes forem nossas companheiras, a vida corre melhor e é mais fácil!

Ao fazerem o plano do ano e, sobretudo, o de Setembro, coloquem já nas vossas Agendas, o nosso ENCONTRO que irá ter lugar, se Deus quiser, no próximo dia 17 de Setembro, sábado, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, (a habitual) em Fátima, o qual tem, aproximadamente,  o horário habitual

-09h30: CHEGADA junto à casa que nos acolhe

-10h00: Pequena oração, partilha de notícias, ultimar e dar unidade á parte da Missa que cada um/a preparou. (Vou depois enviar a cada um/a a parte que lhe toca preparar)

11h30: CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA pelo nosso AMIGO  TÓ (Preside o Fr. Rui Carlos OP)

13h00: Almoço, Descanso, visita a Nossa Senhora

14h30: Recomeço dos Trabalhos (Segue a proposta do “trabalho de Casa”, para depois, no Encontro, ser partilhado). Atenção: pede-se o grande favor, a quem não possa participar no próximo Encontro, que tente fazer o trabalho que agora é enviado e que envie, atempadamente, as respostas. Pode ser?    

17h/17h30 Lanche partilhado e despedida

 A TER EM CONTA:

-confirmar a presença até ao dia 14.09

-Custo do almoço: 10€. Caso haja crianças especificar a idade

-Informar se alguém tem dieta.

Bom início do ano 2022/2023 e Bom início de Setembro

Lisboa, 31.08.2022

Com um abraço amigo

Ir. Deolinda Rodrigues

 

TRABALHO DE CASA

1.PREPARAÇÃO DO PRÓXIMO ENCONTRO

Como certamente recordam, pelo menos nos últimos dois Encontros, reflectimos, com profundidade e penso que com verdade, se se devia ou não continuar com o Grupo. É bom recordar que a participação neste Grupo sempre foi e é, muito livre e sempre se pode entrar e sair, quando se quer.

Como das duas vezes o parecer das pessoas presentes nos referidos Encontros, foi no sentido de se continuar, embora sendo necessário fazer-se uma séria reflexão, e reorganização, combinou-se que iria ser enviado, antes do próximo Encontro, uma espécie de esquema que ajudasse esse nosso trabalho e compromisso, cuja partilha se inicie no próximo Encontro de julho, que se adiou para Setembro, concretamente para o dia 17.9.. Se não se terminar, – como é provável – continua-se nos Encontros seguintes.

Para ajudar a essa reflexão, adiantam-se, como possíveis, os aspectos seguintes, mas podem ser outros. Alguns deles já foram abordados nas reflexões que fizemos nos últimos Encontros, mas não foram registados, nem sistematizados. Convém, por isso, que agora se faça essa recolha, para que as propostas que sejam apresentadas, possam ser retomadas no Plano – por simples e pequeno que seja – que se vier a elaborar, caso seja essa a decisão.

 (Caso ajude, talvez seja conveniente recordar que o Grupo nasceu, reunindo vários Colaboradores e Amigos das IMDR, em 1996, para, em conjunto, nos ajudarmos a crescer e fortalecer na Fé e no compromisso cristão; conhecer de perto o carisma das Irmãs, que tem como pilares a acção Missionária e a opção pelos mais pobres; Colaborar, dentro do possível, na acção missionárias das Irmãs; ser um espaço “familiar” e amigo que proporcionasse a oração, a amizade e o convívio)

E AGORA?:

  1. Justificação: refere com o máximo 3/4 razões, para que o Grupo continue:
  2. Objetivo(s):Qual seria e/ou será o fim do Grupo?:
  3. Ações:O que se pode fazer e como, para conseguir o(s) objectivo(s):
  4. Organização:

a)Quem coordena, convoca e dinamiza o Grupo? Quem faz as sínteses e anota outros aspectos de interesse? Quem se responsabiliza pela contas? (Podem pensar em nomes, mas as eleições podem ser feitas durante um Encontro)

  1. b) Por quanto tempo ficam responsáveis por esses serviços?

d)Quando e onde se reúnem?

e)Como dinamizar o Grupo de modo a que ele cresça?

  1. Avaliação:

a)Quando e como se faz a Avaliação da caminhada do Grupo?

6.Outros aspetos

Nota: sugestões dos temas para o próximo ano

  1. A Síntese sobre “A Igreja em Portugal”, que a Conferência Episcopal enviou para Roma, relativa ao Sínodo 2023, resultante da reflexão feita por muitos Grupos e Pessoas individuais de todo o País.
  2. As JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE 2023