LEA: Convocatória nº 40 – 25.08.2014

Setembro 15, 2014

QUERIDOS AMIGOS DO GRUPO LEA

Certamente esta Convocatória irá encontrar alguns de vós a querer, ainda, saborear e aproveitar ao máximo estes últimos dias de férias. Outros estarão já a trabalhar. Seja qual for a situação de cada um/a, o importante é que as férias tenham ou estejam a ser boas e ajudem a recuperara as forças, o ânimo, as ideias, a criatividade e a determinação. Cá estamos, então, para, também, iniciarmos, com força e vontade, o novo ANO LEA.

 

          Chamo desde já a vossa atenção!

          Os dados para o nosso próximo ENCONTRO são:

          .DIAS: 27 e 28 de Setembro de 2014: sábado e domingo (recordo que ficou decidido no último Encontro de junho que o próximo se faria nesse fim de semana para o fazer coincidir com a Peregrinação Nacional do Rosário e da Família Dominicana, para que, quem pudesse, participasse nesta Peregrinação, sobretudo na Vigília da noite de sábado para Domingo – das 23h00 às 0h30, aproximadamente -. Foi a Família Dominicana que pediu que o Grupo LEA  participasse  na referida Peregrinação.)

          Como é necessário pedir alojamento para quem fica de sábado para Domingo e também se necessita de pedir uma sala e almoço para quem participa só no Encontro do Grupo LEA, pede-se com insistência o favor de confirmarem, até ao dia 10 de Setembro, quem vai participar nas duas coisas e/ou só no Encontro, do sábado. A maior urgência está em saber-se, sobretudo, quem precisa de dormida, tanto mais que nesse fim de semana não é muito fácil encontrar-se sítio.

          .O ponto de encontro para nos juntarmos no dia 27, será nas traseiras da Capelinha das Aparições, como habitualmente, às 09h30 da manhã. O nosso Encontro terá que terminar mais cedo, porque às 15h00 começa a Peregrinação do Rosário

          .A agenda de trabalho do dia 27, tem como ponto central, organizar o ano 2014/2015 e os anos mais próximos (a Fátima sugere que sejam os próximos 10!…), a partir das muitas ideias que se partilharam no último Encontro, selecionando as que queremos assumir. Segue uma folha com essas ideias. Podem acrescentar outras.

          Com um abraço amigo para cada um/a

Ir. Deolinda Rodrigues


 

COMUNICAR ATÉ DIA 10.09.2014

Nome…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Participo: Só no Encontro do Grupo LEA, com almoço: SIM __   ; Participo: no Encontro dos LEA e na Peregrinação Nacional do Rosário: (uma diária completa + um almoço): SIM __  ; Não posso participar em nada___

 IDEIAS (algumas) QUE SURGIRAM NO ENCONTRO DO DIA 07.06. 2014

. Lê as ideias todas:

-Acrescentarias mais alguma?

-Qual a que te chamou mais a atenção?

-Há alguma que possa dar mais dinamismo ao Grupo?

-Quais as que devíamos implementar este ano e nos anos mais próximos?

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

-Usar mais vezes nos Encontros e não só: a oração do Grupo feita pelo Tó, o hino feito pelo João Pedro, filho do Tó, e o poema/cântico “Passo a Passo” feito pela Fátima. Sentir que tudo isso começa a fazer parte do “património” dos LEA.

-Ter mais atenção e cuidado para que a “vida” futura do Grupo fique com mais registos fotográficos, escritos, etc. Distribuir mais as tarefas e pedir que alguém fique mais atento a isto, a tirar as fotografias e a outras tarefas. Neste sentido falou-se, também, de se criara um livro de atas, com uma capa, etc.

-Ver como continuar o intercâmbio entre o Centro Social 6 de Maio e o Colégio do Porto.

-Iniciar e manter alguma relação com os LEIGOS Missionários Dominicanos do Peru.

-Haver todas as semanas o envio duma mensagem – que pode ser muito pequenina – a todos os membros do Grupo, ficando cada semana uma pessoa encarregue disso e começando-se pela ordem alfabética.

-Retomar o que já se fez e que é enviar os Parabéns a quem faz anos

-Participar, ou ajudar a participar nalgum Encontro nacional ou internacional e/ou convidar outros Grupos, como por exemplo: FAVA

-Preparar a ida a Moçambique da Daniela e de mais alguém que se junte

-Fazer de novo um Retiro em Penacova e/ou!

-Estudar a vida de mais santos/as Dominicanos.

-Visitar monumentos e lugares históricos Dominicanos

-Falar do Grupo e das nossas atividades a mais gente e envolvê-las.

– Contactar as pessoas que já fizeram parte do Grupo e que deixaram de vir

-Ter gestos de solidariedade, sobretudo, para com alguém do Grupo que esteja a passar mal, mas também olhando ao exterior. Ex.: partilhar algo que já não necessitamos; recolher coisas para se fazer uma tômbola; organizar grupos de crianças que façam algo num hospital, num Lar…; fazer uma refeição – tipo concurso –com algum produto concreto, como pode ser a castanha…

-Concursos, por exemplo, de mímica?

-Recolha, apresentação e partilha de Testemunhos, Projetos, Ações concebidos e concretizados por Leigos Cristãos.

 

ATENÇÃO

Depois do último Encontro a Teresa Velosa mandou o seguinte e.mail, – penso que para todos -, em que dizia o seguinte e que é mais uma ideia a acrescentar às anteriores:

“… Em relação à ideia do Retiro achei muito boa e tal como já tinha sugerido, proponho que o próximo seja feito aqui na Madeira! Três dias já seria muito bom, mas se puderem vir mais tempo, melhor! Eu posso ver alojamento, alimentação e preparar os conteúdos e enviar-vos as informações para depois se decidirem. Em relação às viagens hoje em dia conseguem-se viagens por 50€ ou 60€, ida e volta de avião pela easyjet. O que acham e qual seria para vós a melhor altura? Vão pensando nisso…sempre fica mais perto que Moçambique! Dependendo do tempo que pudessem ficar podíamos, também, organizar um espaço de “missão” com as gentes de cá e intercâmbios com outros grupos. Não tenho tanto jeito como as nossas Professoras do Porto, para essas coisas, mas posso tentar o meu melhor. Em relação à comida, vão ver que na Madeira também se come muito bem”.

Teresa Velosa