O número de Grupos de Jovens que este ano estão a procurar o Centro Social, como espaço e como oportunidade para os seus encontros, atividades e celebrações, está a exceder, em muito, o que tem sido habitual. Se não vejamos:
Além dos muitos Jovens Voluntários, que semanalmente vêm ao Centro; a vinda duma Turma do 8º ano, da Escola Virgílio Ferreira, que já, por duas vezes, este ano, veio brincar com as crianças da Creche e do Pré-Escolar; a vinda duma Turma do 12º ano, do Colégio dos Salesianos, que veio cá, mais uma vez, passar parte dum dia ( dias depois as nossas crianças mais velhas foram ao referido Colégio, devolver e agradecer a Visita), tivemos ainda:
1. O Grupo da EQUIPA D´ÁFRICA, que nos dias 7, 8 e 9 de Fevereiro fizeram cá o seu habitual Campo de Trabalho. Participaram uns 35 Jovens.
2. Nos dias 21, 22 e 23 de Março, foi o Grupo GASNOVA que esteve aqui, pela primeira vez, no Centro, com uns 30 Jovens.
3. No dia 03 de abril foi a Celebração da Páscoa, (Eucaristia e Convívio) dum grande Grupo de Estudantes. Seriam à volta duns 80/90?
O pedido constante do Papa Francisco, para que a Igreja saia e procure as periferias, levou os Responsáveis da Pastoral Universitária de Lisboa, a escolher, este ano, o nosso Centro Social para essa celebração.
Foi uma celebração muito bonita e interessante, também porque, no final, um jovem seminarista, simpático, que eu não conhecia, veio ter comigo e quase abraçado disse-me: “Irmã, durante toda a Missa, ao ver esta sala tão cheia de Jovens, só me perguntava se nenhuma rapariga das presentes não quereria tornar-se Irmã, para apoiar esta obra tão bonita. A Irmã, quando falou, devia ter feito esta pergunta!”. Claro que isto deu, depois, para uma pequena conversa muito interessante.
Para ser Irmã, ninguém veio dizer nada, mas duas raparigas vieram perguntar como poderiam ser Voluntárias aqui no Centro…
- Se Deus quiser, nos dias 25, 26 e 27 deste mês de abril, virão uns 30 jovens que pertencem a uma Associação que se chama “MOINHO SOLIDÁRIO”.
O Grupo GASTAGUS tinha pedido para virem nos dias 28, 29 e 30 de março, mas nesse fim de semana o Centro Social tinha já outras atividades organizadas
A grande maioria destes Jovens são estudantes universitários. Esta procura, que nos está a surpreender, alegra-nos muito, (às Irmãs, ao Centro, à População) e é um grande motivo para darmos Graças a Deus.
Irmã Deolinda