Jornadas Nacionais da Família Dominicana

Novembro 16, 2024

Fátima, 8 a 10 de Novembro de 2024
Na Celebração dos 750 anos da Morte de S. Tomás de Aquino e nos 700 anos da sua Canonização.

EXCELENTES é, sem dúvida, a avaliação geral que fazemos das Jornadas, porque assim foram os diversos aspetos que as constituíram. Exemplificando:

As Conferências foram muito boas, com temas profundos, muito bem preparadas, adequadas ao momento e aos tempos atuais, capazes de despertar  o interesse, o diálogo, o debate e a reflexão.

Também as Celebrações foram variadas, todas preparadas com muito cuidado e dedicação, com muita participação, partilha e baseadas no espírito e práticas sinodais.

O bom número de participantes, sendo bem expressiva a presença de gente jovem, a representação dos vários Ramos existentes em Portugal, -exceto das Monjas-, o ambiente, o espírito de Família, a alegria do reencontro, foram por demais evidentes e palpáveis.

A apresentação e a forma como esta foi feita, da actual Direção da Família Dominicana em Portugal, recentemente eleita, o espaço e o tempo que se deu aos Membros presentes dos diferentes Ramos para que partilhassem a sua realidade atual e o interesse dos presentes em os escutar e em fazer-lhes perguntas, reforçaram, sem dúvida, o espírito de família e o sentido de pertença.

Também foi muito boa a ideia de cada Ramo levar algum símbolo, ou outros materiais que mais os identificassem.

O Convívio da noite, de sábado,  estava muito bem preparado pelo MJD de S. João de Ver, fez-nos rir e passar umas horas muito boas e divertidas. Tão boas, que quase não demos pelo tempo passar.

O Lanche/Banquete do sábado, expressando o gosto e dedicação dos que o tinham preparado, além de demonstrar a generosidade dos participantes, foi um verdadeiro momento de festa e de convívio. Também assim foi o momento em que se cantou os Parabéns ao Ricardo e se repartiu o respectivo o bolo, por sinal, muito bom, de aniversário.

O Horário esteve também muito bem, pois deixava-nos algum tempo para as conversas espontâneas.

Damos muitas GRAÇAS A DEUS por nos conceder pertencer a esta FAMÍLIA DOMINICANA tão especial e agradecemos a todos os participantes, de modo especial a quem esteve mais envolvido na preparação e desenrolar destas Jornadas. Este agradecimento, inclui, claro, e em lugar de destaque, o acolhimento das Irmãs de Santa Catarina de Sena, que nos acolheram na sua casa.

Ir. Deolinda Rodrigues
Ir. Adelaide Varanda