Queridas Irmãs:
Queremos hoje comunicar-vos com muita alegria, que no dia 7 do corrente, dia feriado em que celebramos o Dia da Mulher Moçambicana, tivemos a inauguração da nossa Igreja de Inhassoro, a que carinhosamente chamamos de “nossa catedral”. Para que possam ver que realmente merece este nome, enviamo-vos algumas fotos.
Foi um dia de Festa grande, na qual participaram o Núncio Apostólico, o nosso Bispo da Diocese de Inhambane e o da Diocese de Itália a pertencem o P. Pio e as duas Leigas que fazem parte da equipa Missionária, assim como as individualidades do Distrito e muitos convidados, padres e Irmãs. Mas foi sobretudo uma festa grande para todo o povo de Inhassoro e das muitas comunidades cristãs que pertencem à Missão.
A preparação para a festa deu-nos, além de muito trabalho, algum susto, sobretudo pela chuva intensa da Véspera, que molhou a todas as pessoas que vinham em procissão das comunidades com a sua cruz…Todas chegavam completamente molhadas, mas com a alegria estampada nos seus rostos, por ter chegado o Grande Dia por que todos ansiavam, ver a sua Igreja Paroquial de Santo Eusébio!
A festa compôs-se de uma Eucaristia solene, repleta da alegria e sentido festivo do nosso povo. Mas a cerimónia da Bênção teve uma parte muito significativa, pois para muitos era a 1ª vez que viam a Bênção de uma Igreja.
A seguir foi o almoço de festa! Todos comeram e ficaram saciados. A Missão distribuiu por cada comunidade um saco de arroz e carne de vaca. Por sua vez, cada comunidade trazia o seu cabrito para aumentarem o seu caril e para oferecerem para a mesa de honra!
Foi um dia maravilhoso, cheio de sol e de alegria. Todos os convidados partiram muito contentes e… nós também. O cansaço da preparação foi compensado em grande pela satisfação de que tudo correu tão bem.
Hoje Domingo, tivemos a primeira missa, e a Igreja ficou completamente cheia. A catequese e demais actividades passam agora para o Centro Juvenil.
Estamos, como vêem, com as mudanças exteriores, esperamos que também ajudem às mudanças interiores que são as mais difíceis…
Um abraço fraterno para todas
As Irmãs de Inhassoro