Festa da nossa Mãe do Rosário

Setembro 18, 2013

Muito queridas irmãs

Damos início a esta nossa comunicação convidando a todas as Irmãs para que vivamos este dia da Nossa Mãe do Rosário, com alegria e em festa.

Estamos num momento muito especial na vida da nossa Província, que nos exige viver um processo deespiritualidade, que nos ajude a ver os acontecimentos à luz da fé. Nesta mudança temos de ter coragem em dar resposta às novas situações e seguir fazendo realidade o anúncio de Jesus: ‘’ Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância’’ (Jn 10,10).

A nossa devoção a Maria, Mãe do Rosário, não nos deve inclinar sobre nós mesmas, pelo contrário deve abrir-nos ao Projeto de Deus, de tal modo que vivamos a nossa fé de forma adulta e responsável no seguimento fiel a Jesus Cristo.

Maria nos ajudará a ter coragem e levar adiante a realidade que todas nós vivemos na Província, respondendo aos acontecimentos com generosidade, que se nos oferece todos os dias.

 As nossas Constituições, (nº 39), falam-nos de Maria, Mãe de Cristo e da Igreja, mulher de oração, de fraternidade e de trabalho, a inspiradora da nossa vida como sinal de fé, de esperança e fortaleza, que associada ao Mistério de Cristo, se abre plenamente a Deus e ao mundo…

 O testemunho da Nossa Madre Fundadora quando nos fala sobre o Rosário, nos estimula a rezar esta belíssima oração com as seguintes palavras; procuremos viver com profundidade e alegria a devoção a Maria ‘’ marcada pela confiança e um carinho filial, sobretudo por uma convicção profunda de que Maria é a mulher mais identificada com o Projeto do Reino, aquela que soube ser-lhe permanente fiel, aquela que é modelo e testemunho para todo o cristão que incondicionalmente se compromete a seguir Jesus. (Uma mulher que faz história, p.28-29)

O Rosário é um companheiro de viagem em direcção à contemplação: ‘’ Sem a contemplação, o Rosário é corpo sem alma, e a sua recitação corre o risco de se tornar uma repetição mecânica de fórmulas, e de contradizer a admonição de Jesus: ‘’ Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos ( Mt 6,7).

Desenvolvendo-se no Ocidente, a oração do Rosário é tipicamente meditativa e corresponde, de algum modo, à oração do coração ou oração de Jesus germinada no Ocidente cristão. (João Paulo II, Rosário da Virgem Maria. 5).

Para se tornar contemplativo, importa ser apaixonado pelo reino de Deus, ser homens e mulheres de fé conscientes e felizes de saberem, como crianças, que estão nas mãos de Deus. Não exige grande conhecimento ou inteligência, mas apenas saborear o reino de Deus vivido diariamente. Manifesta-se numa atitude como a confiança, a gratuidade, a paixão pela vida, pela consciência dos próprios limites, o serviço aos mais pobres e débeis…

O Rosário é verdadeiramente simples, muito simples, mas possui a profunda simplicidade de; somos sedentos e na qual encontraremos a paz (São Tomás de Aquino)

Que a festa da Nossa Mãe do Rosário nos permita crescer em sabedoria, dar passos na nossa conversão, e renovação profunda da nossa vida. Animamo-vos a percorrer este caminho é nele que Maria nos acompanha e ilumina, desejo a todas e cada uma das Irmãs, Boas Festas da Nossa Mãe do Rosário.

Abraça-vos com carinho. 

 Ir. Adelaide Varanda