Festa do Padroeiro

Julho 15, 2021

Mais uma vez a pandemia causada pelo Covid 19, não permitiu, ao Centro Social 6 de Maio, que se realizasse a habitual Festa do Padroeiro – S. Domingos de Gusmão -, mas para que a data não passasse totalmente em vão, preparou-se um Encontro online que constou  duma pequena reflexão, com a oração do Terço e com um espaço para se “matar saudades”.

O momento de reflexão teve como tema “À MESA COM S. DOMINGOS”, que é o Tema escolhido, a nível mundial, para se celebrar este ano os 800 anos da morte de S. Domingos, que ocorreu no dia 6 de agosto de 1221. Eis uma pequenina reflexão:

COM S. DOMINGOS ÀS DIFERENTES MESAS

*À MESA DA PALAVRA/PREGAÇÃO

S. Domingos fez da Palavra de Deus o alimento da sua vida e percebeu que a Igreja do seu tempo só se renovaria se lhe fosse anunciada, pregada essa Palavra, a Boa Notícia de Jesus.  Por isso quis fundar uma Ordem Religiosa que se dedicasse à PREGAÇÂO. Não foi tarefa fácil, porque até aí a Pregação só era permitida aos Bispos. Pela sua persistência e pelo seu testemunho conseguiu que o Papa aprovasse o seu Projeto, e nasceu a Ordem dos Pregadores – Dominicanos – no dia 21 de Dezembro de 1116.

Hoje a todos nós, cristãos, não só nos é permitido anunciar a Palavra de Deus, como nos é solicitado que o façamos.

 

*À MESA DA FRATERNIDADE/COMUNIDADE

S. Domingos sabia bem que a Palavra de Deus tem que ser anunciada, em primeiro lugar, com o testemunho, com o exemplo de vida. De nada vale pregar, catequisar, se a nossa vida contradisser o que estamos a proclamar com a boca. O testemunho e a pregação têm que ir juntos. Daí S. Domingos ter considerado essencial e ter dado suma importância à Fraternidade, vivida em COMUNIDADE. Aliás chamava à Comunidade a Santa Pregação.

*À MESA DO ESTUDO

S. Domingos sabia bem que para se fazer uma boa Pregação era absolutamente necessário, além da oração e contemplação, conhecer e estudar bem a Palavra de Deus e tudo o que a envolve. Daí a grande importância que dava ao estudo, à busca da VERDADE. Esta busca da Verdade é um verdadeiro Lema do Carisma que Domingos nos deixou. Daí o facto dele ter enviado os seus Frades para os melhores Centros Universitários da época.

 

*À MESA DA POBREZA

S. Domingos, vendo que os Legados do Papa queriam combater a heresia dos Cátaros, no Sul de França, e apresentavam-se com grandes sinais de grandeza e riqueza, e que isso causava no povo grande indignação, percebeu que a pobreza, a humildade e simplicidade eram os únicos meios capazes de chegar ao povo e anunciar a Palavra de Deus, A pobreza foi, por isso, vivida com muita intensidade, tanto que quis que a Ordem que fundou fosse Mendicante. Até as cores do hábito dominicano – preto e branco – simbolizam, respectivamente, penitência, austeridade e por outro lado alegria, liberdade. 

 

*À MESA DA ITINERÂNCIA

A itinerância, com tudo o que tem de desprendimento, de desinstalação, e de expressão de ardor e urgência missionária, foi de tal maneira vivida por S. Domingos, que percorreu a pé, e várias vezes, quase toda a Europa.

 

*À MESA DO AMOR A MARIA

A devoção de Domingos a Maria era tão conhecida e tão especial, que lhe foi atribuída a ele a fundação do Rosário, do Terço. Aliás era, também, um excelente meio de anunciar a palavra de Deus ao Povo simples, convidando-os a escutar e a meditar os Mistérios da vida de Jesus, sob a protecção de Maria. Diz a História que S, Domingos enquanto percorria os caminhos da Europa, não se cansava de cantar os louvores de Maria.