Foi no passado domingo, 7 de Julho, que se realizou a já tradicional festa do Padroeiro “São Domingos de Gusmão”, onde também se comemora a independência de Cabo Verde a o final de mais um ano letivo da Instituição. Apesar do calor excessivo foi um dia muito animado e festivo.
Pelas 11h30 celebrou-se a Eucaristia presidida pelo Frei José Nunes, Dominicano. A pessoa de “São Domingos de Gusmão” esteve bem presente, bem como todos os projetos e algumas pessoas mais significativas ligadas à comunidade. Foram recordados todos os Juízes que ao longo destes 22 anos apadrinharam e representaram esta festa. Já no final foi preparada uma homenagem à Irmã Deolinda que, desde sempre, acompanhou a comunidade e integrou o grupo que prepara a festa e outros momentos da comunidade cristã.
Finalmente, o momento alto da eucaristia foi o discurso dos atuais juízes, Sr. Félix e a esposa, D. Fátima, e a nomeação dos juízes para o próximo ano, Adelvino Veiga e Ana Isabel Zêgo.
Seguiu-se o almoço partilhado, onde não faltaram comidas típicas dos diferentes países, com a cachupa a dominar a ementa.
A parte recreativa teve início pelas 14h30 e foi até depois das 20h00, sendo repleta de atuações de diferentes grupos de danças e cantares típicos dos diferentes países representativos da comunidade, de entre outros estilos. Também não faltaram as atuações das crianças que frequentam as valências e projetos da Instituição. O anúncio da letra vencedora do Hino da Instituição foi comunicada neste dia, e apresentados à comunidade todas as letras concorrentes.
Como sempre a organização da festa já vem sendo preparada desde Março pelo grupo ConViver que, em articulação com os colaboradores e voluntários da Instituição, estrutura este dia.
O convívio, a partilha e a alegria são marcantes neste dia entre todos os participantes e colaboradores, que muito se empenham para que tudo possa correr da melhor forma.
E assim caminhamos a passos largos para mais um final de ano letivo e para as merecidas férias.
A todos agradecemos a dedicação e desejamos boas férias.
LILIANA