Festa do Nosso Padre Fundador 2014

Novembro 18, 2014

Muito queridas Irmãs

Temos tantos motivos para festejar . Dia 19 a festa do Nosso Padre Fundador, e no dia 25 A celebração dos 50 anos do Martírio das nossas quatro Irmãs no Congo.  UMA ENTREGA A TODO O RISCO.  (1964 – 2014). 

 

“Quando a Igreja faz apelo ao compromisso evangelizar, não faz mais do que indicar aos cristãos o verdadeiro dinamismo da realização pessoal:’ Aqui descobrimos outra profunda lei da realidade:’  A Vida alcança-se e amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros” Isto é, definitivamente, a missão”. (Papa Francisco, (EGnº10)

As nossas irmãs entraram neste dinamismo, (Jo 10-10), a sua presença  a sua  entrega converteu-se em Boa Noticia.  Jesus convida-nos a encontrar sentido da existência e, dentro de tal sentido, integra a dignidade histórica, social, corporal e espiritual.

 M. Ramon Zubieta, seu Espirito movia-o a anunciar o Evangelho em paragens não evangelizadas , a levar a mensagem de Jesus com a palavra e a vida; viver e pregar a fé de forma itinerante, servir a Igreja nos novos lugares de pregação. Uma espiritualidade inserida e preocupada com a realidade.

M. Zubieta,  deve ser para todas nós, exemplo e modelo o qual devemos imitar. Nas nossas comunidades estamos a viver  um tempo de Graça, repito, de graça pelo sacrifício e entrega às nossas irmãs doentes e às que já não se podem valer por elas mesmas. Estes momentos devem ajudar-nos a viver com maior entrega o nosso ‘‘sim ao Senhor. “Dar a vida” Sei que não é fácil viver estas situações, mas, como diz M. Zubieta: ‘’o eixo central a motivação de fé, a convição de que Deus está presente, e de que o Espírito guia tudo, em simultâneo, encontram a dimensão da prática, da caridade, da Fé e do amor, o sinal de fé em obras.

 

Agradeçamos às Irmãs do Conselho Geral o seu apoio, com o envio da reflexão das nossas Irmãs Mártires. Esta contemplação nos ajudará a preparar melhor para as duas  celebrações 19,  e 25  de Novembro. Sejamos convictas da sua presença e dediquemos tempo para escutar atentamente o que desejam dizer-nos  a ‘’mim’’ e a cada Irmã da comunidade.

 

BOAS  FESTAS   NO   DIA   DO   NOSSO   PADRE   FUNDADOR,

E NOSSAS IRMÃS MÁRTIRES.

 

 Abraça-vos com carinho

 r. Adelaide Varanda

Lisboa 10 de Novembro de 2014