-24ª Festa do padroeiro, S. Domingos de Gusmão.
-800 Anos da Fundação da Ordem Dominicana.
-Celebração do 42º Anoversário da Independência de Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe.
– Homenagem à Deolinda Veiga e ao Xico
03.07.2016
Mais uma vez o Centro Social e o Bairro 6 de Maio estiveram em Festa e festa grande. Este ano juntou-se mais o motivo da celebração dos 800 anos da Fundação da ORDEM DOS PREGADORES (Dominicanos). É de facto um motivo “maior”, o que nos levou a empenhar-nos ainda mais na sua preparação e no desejo de ser uma verdadeira festa.
No final e nas avaliações feitas era espontânea a alegria com que se dizia: MUITO BEM! MUITO BONITO! GRAÇAS A DEUS!
A Festa foi precedida, como sempre, pela oração do Terço em casa duma Família do Casal da Mira, do Bairro 6 de Maio e do Casal da Boba. Já estes momentos foram de verdadeira festa e de encontro, de antigos moradores dos Bairros.
Foi ainda precedida pela habitual visita das crianças da Creche e do Pré-escolar aos doentes e velhinhos do Bairro.
Visita à Nha Francisca, uma das Fundadoras do Centro Social
Visita à Nha Luísa, Avó do Renato Sanches
Os tempos fortes do dia foram, como sempre:
-A EUCARISTIA que contou com cânticos propostos e animados pelos Grupos de: S. Tomé e Príncipe, Capelania Africana, Equipa d ´África, GASNova, Shoenstatt, e Bairro 6 de Maio. Teve momentos muito festivos, como é próprio das celebrações em África, e
{phocagallery view=category|categoryid=41|limitstart=0|limitcount=0}
momentos bem emotivos, até porque se fez memória da Deolinda e do Xico, que faleceram durante o último ano e fizeram parte do Grupo fundador que organiza estas festas. A demolição do Bairro, que está a acontecer de modo rápido, não podia estar ausente. Um momento sempre esperado é a nomeação surpresa dos novos Juízes e o testemunho dos representantes das várias Instituições presentes. Participaram vários membros dos vários Ramos da Família Dominicana. Acima de tudo houve momentos que apelaram à interiorização, à verdadeira celebração da fé.
– O ALMOÇO partilhado sempre muito abundante e com ementas típicas de diferentes países.
-A TARDE CULTURAL que desta vez abriu com o José Calissá, trazido e apresentado pelo locutor da Antena 1, José Candeias, com o seu bonito e muito original instrumento de Kora. Seguiram-se as atuações das Crianças da Creche, Pré-Escolar e Mediateca, que são sempre muito esperadas. São verdadeiros artistas. Toda a tarde foi muito animada, mas destaca-se, até por estarmos a viver os tempos do Europeu 2016, a atuação do Sérgio Rasta, Pai do Renato Sanches, que é um grande artista e animou, ainda mais, toda a gente.
Temos muitas GRAÇAS A DEUS por ter sido um dia lindo, por terem participado tanta gente amiga e conhecida, ex-residentes dos Bairros e por tanta gente se empenhar e trabalhar para que esta festa corra bem. Ir. Deolinda
{phocagallery view=category|categoryid=42|limitstart=0|limitcount=0}