Festa de Beata Ascensão Nicol 2015 – carta da Irmã Maria Adelaide Varanda

Fevereiro 25, 2015

Queridas Irmãs.

Dentro de dias vamos celebrar em união com toda a Congregação, Província e Vigararia de Moçambique, a  festa tão importante e significativa para todas nós, Missionárias Dominicanas do Rosário, a  festa de Beata Ascensão Nicol, a 24 de fevereiro. Cada ano que passa devemos  festejar este dia com esmerada alegria. Madre Ascensão, nos desafia a viver este tempo de graça. E neste Ano da Vida Consagrada, devemos ser para todos os que nos rodeiam, sinal de esperança e alegria, como nos ensinou a Beata Ascensão Nicol.

 

‘’Preocupem-se com as demais e o menos possível com a vossa pessoa e tudo correrá bem’’. A doçura é como um suave orvalho que alarga e fecunda os corações’’.(M. Ascensão Nicol)

Melhorar a nossa vida fraterna, comunitária, é o que fará possível a unidade entre a nossa identidade místico – carismática e a nossa missão profética. A verificação da nossa própria profecia e a nossa mística só se pode comprovar na caridade fraterna. Esta expressa-se tanto nas relações interpessoais como no compromisso social, e, a sua manifestação visível é a vida comunitária. ”… (M. Ascensão Nicol).

Nós, Missionárias Dominicanas, temos claro que a vida comunitária é fundamental, é o lugar donde somos enviadas à Missão. O fundamento da vida em comunidade encontramo-lo no Evangelho, na vida de Jesus, que formou una comunidade em torno d, Ele para anunciar e fazer visível o Reino de Deus.

Toda a fecundidade da Vida Consagrada depende da qualidade da vida fraterna, dizia (João Paulo II).

Viver com paixão o presente significa tornar-se «peritos em comunhão», ou seja, «testemunhas e artífices daquele ‘’projecto de comunhão’’ que está no vértice da história do homem segundo Deus» (2). Numa sociedade marcada pelo conflito, a convivência difícil entre culturas diversas, a prepotência sobre os mais fracos, as desigualdades, somos chamados a oferecer um modelo concreto de comunidade que, mediante o reconhecimento da dignidade de cada pessoa e a partilha do dom que cada um é portador, permita viver relações fraternas. (Papa Francisco)

Para todas e cada uma das irmãs, o nosso abraço fraterno.

 

Feliz dia de Nossa Madre Fundadora

Madre Ascensão Nicol

 Lisboa 18 de Fevereiro de 2015

 Irmã Maria Adelaide Varanda