Festa da Nossa Mãe do Rosário

Abril 29, 2012

3DBB37B4Muito queridas Irmãs.
No mês de setembro além da programação das nossas Actividades  Pastorais,  Apostólicas, Sociais e Comunitárias outras muitas actividades dão início
a este ano, como sejam, as Jornadas Missionárias e a Peregrinação do Rosário, neste  ano 2011,2012.

O mês de outubro aproxima-se. Um mês muito significativo para todas  nós Missionárias Dominicanas do Rosário. É uma data muito importante para recordar, celebrar e também para  nos animar a olhar o futuro com
esperança.

No mês de outubro celebramos a memória litúrgica da Festa da Nossa Mãe do Rosário, que cada ano que passa tem maior sabor para todas nós. Na tradição da Igreja e da Ordem o mês de Outubro é o mês em que celebramos a Festa da Mãe; é o aniversário da Fundação da Congregação, e é costume entre nós, renovar a nossa Consagração como Missionárias Dominicanas do Rosário.

Certamente que o Rosário é a essência da fé ou da vida cristã, mas revela-se em muitos lugares do nosso planeta, auxilio importante para proteger e fortalecer a fé no coração do Povo de Deus, e em cada uma de nós. O Rosário não é propriamente uma oração dirigida a Maria, mas uma oração com Maria.

Na Assembleia Provincial Intercalar no mês de Julho, com a leitura do Plano Geral de Trabalho do Capitulo Geral anterior, demos início ao estudo de preparação para o próximo Capitulo Provincial, a realizar no ano 2012. Neste ano a celebração da Nossa Mãe do Rosário desafia-nos a acolher este tempo de graça que o Senhor nos oferece como um verdadeiro processo de reestruturação, que tem de ser vivido numa atitude interior de conversão pessoal e comunitária, que a longo prazo dará seus frutos. Caso contrário, o Capitulo Provincial, será um acontecimento efémero que não deixará raízes firmes na fé em Cristo. Não banalizemos este ano, mas juntas trabalhemos com afinco para uma maior reestruturação na nossa Província.

Hoje não podemos ignorar os muitos desafios que a sociedade nos coloca. As injustiças se manifestam com intensidade, somos chamadas a aprofundar a fé, com Esperança e Verdade.

Que a celebração da Nossa Mãe do Rosário nos permita crescer em coerência, dar passos na renovação profunda da nossa vida com a mesma generosidade e constância que o fazem os grupos humanos que acompanhamos e que exigem de nós testemunho profético do nosso compromisso missionário.

Com carinho.
Lisboa, 30 de outubro de 2011

Irmã Adelaide Varanda