Já tem alguma tradição o Centro Social 6 de Maio – Amadora, Portugal – celebrar a Festa da Flóri no dia do seu aniversário de nascimento, ou seja dia 14 de março.
Todos os anos se celebra de maneira diferente, mas a verdade é que quando, em cada ano, se começa a preparar a celebração, as crianças de 4 e 5 anos ainda se lembram do que lhes foi contado no ano anterior. Gostam do nome FLORI e dizem-no com muito gosto. Até os meninos da Creche (1, 2 e 3 anos o dizem muito bem).
Este ano celebrou-se assim:
Uns dias antes a Ir. Deolinda foi a todas as salas da Creche e Pré-Escolar contar a História da Flóri e foi escutada com muita atenção!
No mesmo dia 14 cada uma das quatro salas fez um bolo, com os quais se fez um bolo único que ficou muito bonito, grande e apetitoso. Todas as crianças sabiam que esse bolo era para cantar os PARABÉNS à Flori e para celebrar a sua Festa. A alegria e entusiasmo era visível na expressão das crianças e de todos.
Os meninos da Sala Verde também fizeram uma boneca “Flori”, para levaram para casa.
A Educadora e os meninos da Sala Azul fizeram um cartaz muito bonito sobre a Flori e compuseram a letra que se segue para uma canção a ela dedicada, que agora cantam todos juntos, várias vezes, antes do almoço.
“ Florentina nasceu em Espanha
E cresceu a amar Jesus
Abraçou a Missão
Como Ascensão Nicol.
Poim, Poim, Poim,
A Flóri é amiga
Plim, plim, olim
Com muita algria
E amor no coração
Dedicou a vida aos outros.
Viajou até ao Peru
Ensinou e ajudou
Com muita fe e oração
Entre os perigos da floresta.
Foi uma Festa simples e linda.
Ir. Deolinda Rodrigues