{phocadownload view=youtube|url=https://www.youtube.com/watch?v=CHDo-G9x0jQ}
Na caminhada para o Capítulo Geral que celebraremos em maio próximo, vamos comemorar a 24 de Fevereiro o septuagésimo sexto aniversário da morte da Beata Ascensão Nicol, Fundadora da Congregação.
Um Capítulo Geral é um acontecimento que nos convoca a rever a vida, a sonhar a inová-la. Sonhar novas rotas, tal como Ascensão Nicol fez, quando aos 45 anos, deixou a tranquilidade do seu convento, em Espanha, e rumou à selva Amazónica do Peru, abrindo uma nova forma de ser na vida consagrada e de estar na missão.
Desejamos celebrar em festa gozosa a sua memória. Uma memória que nos lembra a sua experiência espiritual, centrada em Jesus, desbordada na radicalidade evangélica de gratuita e total entrega aos mais pobres das franjas existenciais dessa época.
A sua vida foi pautada por uma inconfundível preocupação: viver e fazer o Bem, procurado na vontade de Deus, pressentido nos acontecimentos e na oração, e, concretizado na missão e na exigência quotidiana de construir comunidade.
A celebração desta memória, em vésperas de um Capítulo Geral, confronta-nos com a herança espiritual que Ascensão Nicol nos deixou, e, responsabiliza-nos de iluminadas pela atenta escuta ao Espírito, rumarmos com decisão às franjas existenciais de hoje.