Feliz Páscoa. Cristo Ressuscitou e está no meio de nós. Aleluia, Aleluia!

Abril 12, 2013

Muito queridas Irmãs.

Ao longo de toda a Quaresma fizemos uma preparação séria sim, para a Páscoa.

A palavra fundamental será a ‘’metanóia’’, ou seja, a mudança, de mentalidade. Para que o homem velho que há em nós vá cedendo terreno ao homem novo.

A passagem através da cruz à vida nova, é uma passagem que há mais de dois mil anos Jesus Cristo fez e que agora nos toca a nós fazer. A Páscoa que Cristo inaugurou está em marcha. É Páscoa crescente ‘’Completo no meu corpo o que falta à paixão de Cristo.’’

 

Sem a experiência, a cruz de Jesus e as nossas seriam um desastre e a vida cristã um absurdo. A partir dela, ao contrário, podemos cantar com a liturgia: Salvé, ó cruz, nossa única esperança!’’. O Crucificado ‘’ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras’’ (1Cor 15,4). Eis aqui o núcleo central da nossa fé e do kerigma primitivo: ‘’Tanto eu como vós eis o que proclamamos (1Cor 15,11). A ressurreição é o grande ‘’sim’’ de Deus Pai a seu Filho e, nele, a nós, por isso é também o tema do anúncio e o fundamento da nossa fé.

Nos lugares Urbanos a tradição nestas festas é cumprimentar as pessoas no dia de Páscoa com as seguintes palavras: ‘’Cristo Ressuscitou, Aleluia, Aleluia’’ ao que se responde’’ Sim, ressuscitou verdadeiramente’’! Esta confissão de fé a fazemos no contexto do Ano da Fé, querido por Bento XVI’’ para que a Igreja renove o entusiasmo de crer em Jesus Cristo, único Salvador de mundo, reavive a alegria de caminhar pela via que nos tem indicado; e testemunhe de modo concreto a força transformadora da fé’’ (Bento XVI).

Jesus ressuscitado oferece uma nova luz para o nosso olhar, uma rocha firme para a nossa fé. A morte foi vencida e deixa aberta a porta do futuro, que Deus faz nascer em cada Páscoa.

Esta é’’uma hora de alegria e de esperança para o mundo’’. Não calemos em nós as certezas da fé, nem privatizemos para nós a alegria da Páscoa. ‘’Sair sempre, com o amor e a ternura de Deus, no respeito e na paciência, apelou. (Papa Francisco) 

Feliz Páscoa, Cristo Ressuscitou

Abraça-vos com carinho.

Irmã Maria Adelaide Varanda