Feliz dia da Nossa Senhora Mãe do Rosário

Março 25, 2013

Muito queridas Irmã

Outubro foi escolhido como mês missionário, para recordar o descobrimento da América, que abriu uma nova página na história da evangelização.

Em todo o mundo a Igreja Católica celebra em Outubro o «Mês das Missões», lembrando o dever de todo baptizado para colaborar na missão universal da Igreja.

 Também nós como Missionárias este mês de Outubro têm grande significado para todas nós. É uma data para recordar, celebrar e também para nos animar a olhar o futuro com esperança. É neste mês que celebramos o aniversário da Fundação da Congregação e, é costume entre nós, renovar a nossa Consagração como Missionárias Dominicanas do Rosário. É bom que nos animemos umas às outras a viver em confiança este mês de Outubro. Cada ano que passa esta festa deve ser vivida com alegria, gratuidade e partilha.
Depois de um descanso bem merecido para todas e cada uma de nós, pouco a pouco as comunidades vão retomando as suas atividades, o estudo comunitário, certamente com mais entusiasmo que é a marca de todo aquele que aposta numa vida coerente levando à vida o que refletiu e rezou na intimidade com Deus. 
É certo que há dificuldades provocadas pela situação difícil que se vive, mas este fato constitui em si mesmo um desafio para recriar o trabalho que cada uma de nós tem de realizar. Toda a Documentação de Estudo que nos foi enviado do Conselho Geral deve ajudar-nos a aprofundar a viver com maior empenho a nossa Consagração.
Este mês de Outubro reveste-se ainda, de um significado especial. Em Portugal, o lançamento oficial do Ano da Fé, que coincide com a celebração do 50º aniversário da abertura do Concilio Vaticano II (1962-1965), este evento terá lugar em Fátima, durante a peregrinação do 13 de Outubro.

Confiando este Ano da Fé à intercessão de Maria, a primeira grande crente e Mãe da Igreja procuremos com interesse viver este tempo de graça, que o Senhor nos oferece cada ano. Como Maria elegemos ‘’a escuta da Palavra de Deus’’ e ‘‘a oração comunitária e pessoal’’ como elementos decisivos para um bom aproveitamento do acontecimento convocado por Bento XVI, com início mundial marcado para dia 11 de Outubro. 
Que a celebração da Nossa Mãe do Rosário nos permita crescer em sabedoria, dar passos na renovação profunda da nossa vida com a mesma generosidade e constância que o fazem os grupos humanos que acompanhamos e que exigem de nós testemunho profético do nosso compromisso missionário.
Com carinho
Lisboa, 26 de  setembro de 2012