Encontro de Formação Permanente das Irmãs da terceira etapa

Abril 29, 2012

  Bendirei ao Senhor toda a minha vida”

O encontro de Formação Permanente das Irmãs da terceira etapa decorreu do dia 23 a 26 de Outubro, na comunidade formadora de Mahotas. (Maputo).

Tinha sido programado a nível da Vigararia e precedido por um longo tempo de estudo e reflexão pessoal, entre outros documentos, do livro de Joan Chittister, “El don de los años”. O objectivo era de partilharmos o fruto desta reflexão e a experiência vivida por cada uma das seis irmãs que vivemos nesta etapa, na nossa jovem Vigararia.

 

No primeiro dia do encontro, ajudou-nos a entrar dentro do tema, a Ir. Susana, moçambicana, Franciscana Hospitaleira. A verdade é que gostamos muito da sua apresentaçao e deixou-nos muito interpeladas, tanto pela partilha sincera e profunda do seu itinerário espiritual nesta etapa da vida, como pelo testemunho da sua própria experiência pessoal. (surpreendeu-nos agradavelmente com a leitura de algumas passagens do seu diário pessoal).

Nos dias seguintes fomos aprofundando o tema central do Encontro: somos uma bênçao de Deus.
Nao é dificil imaginar como foi reconfortante e gratificante pensar que afinal chegar a esta etapa da vida é uma bênçao! E ao mesmo tempo encontrar tantos motivos para confirmar que é mesmo verdade. Por este motivo, surgia espontâneamente em nós do fundo do caraçao, o desejo de ser também bênçao para todas as irmas e para todos aqueles com os quais convivemos.

Dentro da programação vivemos um momento de partilha com as formandas, postulantes e noviças, numa “mesa redonda”. As questões apresentadas pelas jovens iam precisamente ao essencial da vida, por isso foi muito interessante o diálogo, simples e fraterno, em volta do percurso vocacional de cada uma de nós e da experiência vivida. Ficámos todas muito mais enriquecidas, próximas, e felizes da nossa opção missionária.

Na avaliação final só podíamos reconhecer mais uma bênção, que Deus nos concedera viver. Desde o acolhimento desta comunidade, já bem conhecido por todas, até a oportunidade de aprofundar e marcar uma nova referência significativa na nossa caminhada.

Irmãs da Terceira etapa da Vida
Moçambique