O documentário “Os Herdeiros do Bairro”, da ONGD portuguesa Help Images, conquistou os prestigiosos Prémio de Excelência e Prémio de Mérito do Impact DOCS Awards de 2020, competição que faz parte do Global Film Awards (GFA) americano.
Os prémios foram atribuídos ao documentário da Help Images, “Os Herdeiros do Bairro”, um olhar tocante sobre os habitantes do Bairro 6 de Maio* – bairro que está a ser demolido e a sua comunidade de emigrantes cabo-verdianos a ser desalojada há várias décadas. Como escreveu o júri “Suportado em testemunhos na primeira pessoa, “Os Herdeiros do Bairro” apresenta uma narrativa habilmente elaborada e entrevistas potentes com foco em verdades fundamentais e valores partilhados por todos os humanos.”
“Estamos muito contentes com este reconhecimento publico porque acreditamos que esta será uma oportunidade relevante a nível nacional e internacional para dar a conhecer o nosso documentário “Os Herdeiros do Bairro” e as histórias dos seus protagonistas. Este foi sempre o objetivo principal deste trabalho e a promessa que fizemos a todos os que nos ajudaram a produzir este filme.” Comentou Raquel Clemente Martins, guionista e uma das realizadoras do filme.
O Impact DOCS Awards reconhece profissionais de cinema, televisão, vídeo e novos media que demonstram trabalho excecional, competência e criatividade, e que produzem entretenimento de qualidade ou contribuem para mudanças sociais profundas. Na edição de 2020 estivera a concurso documentários provenientes de 30 países.
Ao ganhar um prémio Impact DOCS, a Help Images junta-se a outros vencedores de alto gabarito deste prémio internacionalmente reconhecido, incluindo o fotografo e realizador vencedor do Oscar Louie Psihoyos por seu Best of Show 2016 – Racing Extinction, o vencedor do Oscar Yael Melamede por (Dis) Honesty – The Truth About Lies e o vencedor do Emmy, Gerald Rafshoon, por Endless Corridors narrado pelo vencedor DE UM Oscar Jeremy Irons e muitos mais.
Nas palavras de Rick Prickett, que preside ao Impact DOCS Awards “O júri e eu ficámos simplesmente maravilhados com a variedade e a importância dos documentários que visionámos. O Impact DOCS não é um prémio fácil de ganhar. Recebemos inscrições de todo o mundo, de grandes produtoras e novos talentos notáveis”.
O documentário “Os Herdeiros do Bairro” também já foi reconhecido noutros festivais, internacionais, nomeadamente no “Tempus” e no “Cathalsis” onde foi Semifinalista e nos Festivais “Cine Fern” e “Lime Light Film Contest, em que fez parte da Seleção Oficial.
Ver o trailer: https://vimeo.com/350383578
*Mais informação sobre a história do Bairro 6 de Maio em documento anexo
QUEM É A HELP IMAGES
A Help Images é uma organização sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública desde Junho de 2008, cuja missão é promover a consciencialização social, cívica e ambiental das populações, através da produção de conteúdos de media dedicados.
Trabalha em parceria com instituições de solidariedade social, organismos públicos, ONGs e associações sem fins lucrativos, dando-lhes visibilidade, potenciando atividades de angariação de fundos e voluntariado em todo o mundo, bem como divulgando os seus objectivos e projetos.
Ao promover a visibilidade das instituições de solidariedade social e os seus projetos junto das comunidades, associados e entidades financiadoras, a Help Images cumpre a sua missão – mostrar ao mundo aqueles que acreditam e trabalham para que a vida de todos seja melhor, mais feliz e mais completa.
Em paralelo, promove ações de sensibilização (I LOVE 2 HELP – Mostra do Filme Solidário) e de formação especializada nas diversas áreas da comunicação para o desenvolvimento (Workshop Repórter Local).
O IMPACT DOCS AWARDS
O Impact DOCS Awards é o mais novo membro da família de competições Global Film Awards (GFA), que organiza competições há 14 anos. Ao definir tendências originais, a GFA estabeleceu o padrão para esta nova geração de competições. Estas competições oferecem aos cineastas da grande indústria – Disney, Discovery e nomes como Ridley Scott – a par de estreantes, a oportunidade de receber feedback de um júri composto por profissionais altamente qualificados e profissionais premiados do setor. Frequentemente, esta é a primeira etapa no circuito de festivais, tendo os vencedores do prémio GFA ganho Oscars como o curta-metragem “The Lady in Number Six” e “Mr. Hublot ” e incontáveis Emmys, Tellys e muito mais.