Centro Social do Bairro 6 de Maio

Setembro 20, 2010

Como a vida deste mês e meio que levo à frente do Centro Social do Bairro 6 de Maio, tem sido tão intensa e tão variada, tenho alguma – para não dizer muita! – dificuldade em partilhar a mesma.

1-COMUNIDADE:
É uma Comunidade quase toda “nova”, pois é constituída pelas irmãs: Maria José Matias, Paz, Isabel Sanches (chegou um pouco mais tarde) e por mim. A adaptação, integração e planificação, está a ser a nossa primeira tarefa

2-CENTRO SOCIAL

Novas dinâmicas:

*Criou-se um Grupo que se denominou “ Conselho de Gestão e Economia do Centro Social”, que já está a funcionar. É constituído por 4 Trabalhadores e por mim. Compete a este Conselho gerir e administrar todos os bens do Centro: contabilidade, finanças, compras, manutenção dos edifícios, fornecedores, donativos, etc. Mensalmente este Conselho deve prestar informações à Direcção.

*Criou-se um pequeno “Conselho de Bairro”, que é um Grupo de reflexão sobre a vida do mesmo.

Decisão difícil:
* Porque não tínhamos o número suficiente de inscrições para que o ATL pudesse funcionar, teve que se tomar a decisão de o fechar, o que supôs o despedimento da trabalhadora que o coordenava e isto custa sempre muito.
Na sequência desta decisão, reforçou-se e alargou-se o Projecto da sala de estudo.

Visitas:
Como sempre tem acontecido, o Centro Social e os nossos Bairros são sempre  procurados e visitados por muitas pessoas e pelos mais diversos motivos. Destaco, porém, algumas das últimas visitas:
Partidos e/ou Movimentos Políticos e Cívicos:
Como vivemos um período grande de campanha eleitoral, fomos visitadas por entidades: O MEP= O Movimento Esperança Portugal, o Partido Trabalhista e o MICA, que é um movimento cívico do Concelho da Amadora

Actividades:
Já quase todas as actividades arrancaram e algumas com bastante pujança, concretamente a alfabetização, a sala de estudo e o Batuque.

3- PASTORAL
É uma área onde todos estamos a apostar muito e a tentar dar o nosso melhor: Irmãs, Padre Dex, Padre Nóbrega, o Pároco, o Coordenador da Pastoral – contratou-se uma pessoa para esta área, que é o Carlos Azevedo – pessoas do Bairro, Voluntários, etc…

Tal como pediu a população, passámos a ter a Eucaristia dominical no Bairro, todos os Domingos, mas tentando envolver mais a população na sua preparação e animação. Vêm-se já alguns resultados e sente-se maior participação e interesse. Também se inscreveram mais de 20 adultos na Catequese, para se prepararem para os diferentes Sacramentos. Como manter e animar este entusiasmo??? É um grande desafio.

Em breve vamos ter a primeira reunião da área pastoral a que vimos chamando MISSÃO, e também queremos dar-lhe um novo impulso e uma nova dinâmica: vamos conseguir? Tem, sobretudo, que se contar com o SENHOR, claro!
As celebrações da Eucaristia passaram a ser feitas no espaço a que chamávamos “Centro Velho” mas, porque está restaurado, passou a chamar-se “Espaço Cultural”.

São alguns poucos traços da vida que se vai vivendo cá para os lados da Venda Nova.

Deolinda
(em nome das Irmãs e de todos os que aqui trabalham)